quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comunicações: PARTE BOA DE DISCUSSÕES! VALEU A PENA!


O Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, professor do Instituto de Letras da UnB - realizando seu pós-doc pela UNICAMP -, apresentou sobre "A Geopolítica do Português em tempos de lusofonia e de internacionalização: novas perspectivas". Muito boa a forma como ele expôs o modo de pensar o Português como uma língua mátria, ou seja, ser um cidadão protagonista da nossa própria língua. Achei muito bom quando ele sugeriu que o nosso MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA deveria se chamar MUSEU DAS LÍNGUAS BRASILEIRAS em razão das variantes das línguas.
Gostei muito dele e ficamos de trocar emails (como disse ele, figurinhas) sobre o tema, já estou o ciberespaço em sua tese de doutorado.
DETALHE: "Nosso fazer acadêmico não chega na comunidade. Devemos tentar aproximá-lo" Prof. Kleber.


Rodrigo Hernán Rocha Pérez (UMCE) apresentou sobre "Es posible un Estado Federal en Chile?"


Raúl Alonso Ilufi López (UMCE) destacou sobre o tempo e sua percepção métrica em diversas culturas.


Cacilda Bonfim (UnB) apresentou sobre uma Filósofa que sou apaixonada "Hannah Arendt: O Social e o Política na Crise da Cultura".


José Luiz M. Villar (UnB) apresentou sobre o pensamento educacional latino americano nos escritos políticos de Julio Antônio Mella.


Um trabalho também muito interessante foi o de Elaine Barbosa Caldeira, Doutoranda pela UnB sobre "Cruzando Fronteiras: Movimentos de Fixação e Subversão de Identidades no Espaço Escolar Multicultural".

Em breve, mais notícias sobre o evento...


Falando dos bastidores: Evento muito bem organizado, com excelente CAFÉ (lanche). Estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de outros países e até mesmo de outros Estados aqui do Brasil como a Ana de Rondônia e a Rosilene, professora do MEC, aqui de Brasília.

Conferência da Profa. Dra. Teresa Ayala Pérez da UMCE sobre Linguagem, Cibercultura e Identidade

Essa particularmente foi uma das conferências que mais me interessou. Até pelo tema - que estudo e pesquiso.


A Profa. Teresa Ayala Pérez apresentou a comunicação como princípio da linguagem. Nesse sentido, trouxe pontos relevantes como: Heidegger na cibernética, a linguagem digital, a intertextualidade, a coletividade, a cibercultura como universo paralelo.

Falou, de forma breve, sobre o Twitter, Facebook, Second Life e explicou a diferença entre simular e dissimular nas redes sociais.

O que realmente foi novidade para mim foi a notícia que na América Latina os estudos sobre uma abordagem sócio-técnica da tecnologia também estão sendo realizados de forma tímida, prevalendo o determinismo tecnológico assim como no Brasil.

Em conversa com a Teresa após a conferência, ela me disse que suas literaturas são, em sua maioria, de autores americanos. Mais uma novidade: Parece que eles estão avançando nos estudos sócio-técnicos.
Muito bom saber! 

Conferência da Profa. Dra. Carmen Balart (UMCE)


A Conferência da Profa. Dra. Carmen Balart (UMCE) foi sobre "Dos miradas femeninas sobre el mundo: Marta Brunet y María Luisa Bombal".

As duas personagens apresentadas pela Carmen representam as sensibilidades que se manifestam tanto na vida pessoal quanto na criação literária. Ambas se sentiam imersas cada vez mais em um espaço poético a partir de uma atmosfera metafórica e realista.

XIV Congresso Internacional de Humanidades - Conferência de Abertura

O primeiro dia do Congresso foi já para mostrar a que veio: discutir as práticas culturais, a palavra, as tecnologias, a linguística, a filosofia, a educação, entre tantos outros campos do saber.



A Conferência de Abertura "Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço" proferida pela Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez (UnB) apresentou os enunciados fraseológicos como designantes de uma época e que tem vida longa.
Algo que realmente chamou a atenção, até mesmo pelos estudos que tenho realizado sobre MEDIAÇÃO, é que segundo estudos da Maria Luiza, a comunicação é a mediação da linguagem no tempo e no espaço, uma substância da sociedade em seu devir.
Utilizou autores como Bauman (1999) para falar da natureza históricamente mutável do tempo e do espaço.

Sobre a linguagem...

Talvez a parte que mais me interessou por trazer seu conceito na perspectiva de Vygostky e Backtin.Ela apresentou a definição da linguagem e o lugar que deve ocupar nas Ciências Humanas.

Segundo Vygostky, a linguagem está presente na construção da subjetividade. Ela ainda afirma que a linguagem para Vygostky aparece na perspectiva da comunicação como mediação. 
Foi quando fiquei bem reflexiva já que nos meus estudos da minha pesquisa, surge a linguagem a partir da INTERAÇÃO.!!!???????????????

Já para Backtin, a língua é um produto acabado e revisto através das gerações. É construída na predisposição do destinatário. A enunciação da língua é oral e está relacionada à ação sobre o outro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

XIV Congresso Internacional de Humanidades



O Instituto de Letras da Universidade de Brasília convida acadêmicos, profissionais da educação e especialistas dos diversos campos do saber, a participarem no DÉCIMO QUARTO CONGRESSO INTERNACIONALDE HUMANIDADES.   
O tema central desta edição será Dimensão temporal e espacial da linguagem e da cultura nos contextos latino-americanos.
O Congresso realizar-se-á na Universidade de Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011.

Participarei com a Comunicação "Os processos comunicacionais na formação docente online para as práticas culturais inerentes à diversidade".

Em breve, publico mais notícias sobre o evento...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma homenagem às crianças de todas as gerações

Homenagem às crianças de todas as gerações.
A Turma do Balão reunindo os maiores sucessos desta turma fenômeno dos anos 80, incluindo o sucesso SuperFantástico.
FELIZ DIA DA CRIANÇA!
E que nossos dias tenham a beleza de uma criança, a maturidade necessária e a alegria que os pequenos nos passam com cheirinho de doces, balas e magias.

Vamos comemorar!?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

T E M P O


Sinto-me correndo contra ou atrás do tempo o tempo todo.

Se hoje posso definí-lo, digo que seja "ESGOTADO". 

Nobre tempo que não permite que se tenha TEMPO para o tão pequenino tempo.

Mais nobre ainda é a vida da gente que se é controlado pelo amigo ou inimigo TEMPO

Ainda devemos prosseguir para não permitir que o TEMPO seja Tudo que Esperamos Mas Possilvemente não Obteremos.

TEMPO...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Planejamento - Disponível para download

Disponibilizo para download um planejamento de um projeto intitulado "Minha leitura virtual, minha escrita digital". O mesmo foi desenvolvido no laboratório móvel de multimídias "Expresso Digital". Porém, pode ser também utilizado em laboratórios de informática nas unidades escolares.

Fica aí uma sugestão de trabalho pedagógico utilizando os recursos tecnológicos.

Autora: Profa. Ms. Cláudia Helena dos Santos Araújo

domingo, 25 de setembro de 2011

Jô Soares entrevista Paulo Ghiraldelli 21/09/2011

Nova amiga membro e colaboradora SÍLVIA

Estamos crescendo... e isso é muito bom!

Quero deixar aqui os meus agradecimentos à amiga sempre presente e linda mãe Sílvia, nossa mais nova colaboradora do Blog "Pensando a EducAção".

Seja sempre bem-vinda Sílvia!


O Blog só faz sentido com a visita e colaboração dos amigos e visitantes.


Abraços,


Cláudia

Novo amigo membro e colaborador EDUARDO

Quero deixar aqui os meus agradecimentos ao amigo Eduardo, nosso mais novo membro e colaborador do Blog "Pensando a EducAção".

Seja sempre bem-vindo Eduardo!

O Blog só faz sentido com a visita e colaboração dos amigos e visitantes.

Abraços,

Cláudia Helena

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vídeo: Praças Digitais em Anápolis. I N O V A Ç Ã O

Praças Digitais em Anápolis-Goiás

Não chega a ser uma novidade, mas são poucas as cidades no Brasil, onde qualquer pessoa com um aparelho que dá acesso à internet (smartphone; notebook, tablets, dentre outros) poderá ter acesso à rede mundial de computadores com padrão banda larga em espaços públicos abertos. A novidade será lançada no próximo dia 22, segundo informou ao CONTEXTO o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio de Almeida Ribeiro.

Conforme adiantou, o projeto denominado “Praça Digital” irá atender, inicialmente, a seis logradouros públicos (veja o Box), mas a intenção é ampliá-lo, também, para os bairros da Cidade. Fabrízio Ribeiro explicou que a conexão poderá ser feita num raio de até 300 metros dos locais onde estará disponível o acesso à internet pública. Cada usuário terá de cadastrar um login (nome de usuário) e uma senha para que possa usufruir do benefício. “O acesso à internet está ligado ao desenvolvimento econômico e Anápolis já é uma referência em Goiás”, destacou, lembrando que o Município figura no rol das 50 comunidades listadas como Cidades Digitais pela Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). “Isto, por que ainda não havíamos apresentado outros grandes projetos desenvolvidos no Município e, agora, com mais este, creio que Anápolis em breve estará entre as 10 primeiras Cidades Digitais”, ressaltou, acrescentando que o Município deverá ser inscrito, também, para participar de um ranking sulamericano.

Telecentros


O secretário anunciou ainda que em parceria com o Governo Federal, Anápolis deverá ganhar 06 Telecentros, cujos equipamentos, inclusive, já estão disponibilizados. Os Telecentros serão direcionados, principalmente, aos bairros, com o objetivo de promover a democratização do uso da internet. Até o final do ano, o projeto de expansão do Telecentro deve ser concluído.



A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou mais de seis mil atendimentos nas três unidades dos Telecentros Comunitários durante o primeiro semestre de 2011. “As unidades possibilitam à população o acesso à internet com informações e conhecimentos, estimulando a criatividade e a inserção profissional no mercado de trabalho”, destacou o secretário, observando, ainda, que nesses espaços são atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos e os acessos e serviços oferecidos são totalmente gratuitos. A maioria das pessoas procura esses locais com interesse em utilizar os serviços de internet como, por exemplo, acesso a e-mails, redes sociais, bate-papos, jogos e vídeos. A internet disponível à comunidade também permite que os usuários façam inscrições ou cadastros nos programas do Governo Federal, como o ENEM, e também matrículas em faculdades, consultas de documentos online, pesquisas diversas e também em cursos e oficinas.
Os Telecentros Comunitários de Anápolis, atualmente, funcionam em três endereços: Casa Brasil, Biblioteca Municipal e na Capela Santa Filomena.

Computadores



Outro projeto interessante desenvolvido pela Pasta é o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que faz a coleta de equipamentos de informática em desuso ou obsoletos, para a seleção do que pode ser recondicionado, além do tratamento dos resíduos eletrônicos e o descarte adequado.



Paralelamente, seguindo exigência do Ministério da Educação, o CRC promove cursos e oficinas diversas. Durante o mês de julho último, por exemplo, o Centro promoveu palestras para turmas do ProJovem Urbano de Anápolis sobre Iniciação à Informática. Essa atividade é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para o programa, onde alunos com idade entre 18 e 29 anos deverão ter uma qualificação profissional nas áreas de Telemática e Saúde, para estarem aptos a concluírem o Ensino Fundamental.

Para o secretário Fabrízio Ribeiro, estas iniciativas estão ligadas a outros setores da Administração e o leque de ações se encaixa com os compromissos com a educação, a inclusão digital e com o meio ambiente.
 
 
Fonte: Claudius Brito - Jornal Contexto 09/09/2011. Publicado no blog de Fabrízio Ribeiro

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E por falar em redes sociais...

E por falar em culturas juvenis associada às redes sociais deixo aqui um texto meu que foi publicado na Revista Educação & Mudança.

O texto trata sobre como a escola se situa em tempos de orkut e msn. Situa a escola ainda no tempo histórico da era da informação, tendo em vista o fenômeno da desterritorialização provocado pela Internet e sociedade em rede bem como as práticas pedagógicas que emergem dos processos educativos e comunicativos.

Uma das compreensões apreendidas a partir das visitas nas comunidades no orkut foi justamente sobre a imagem que os alunos constroem dos professores manifestado nesse site de relacionamento. Eles desabafam sobre sua idealização de como seria o professor ideal e como o professor não corresponde ao perfil traçado pelos alunos.

Existem várias comunidades no orkut que são construções simbólicas do pensamento de milhares de alunos que expressam sua indignação em sua linguagem própria.




Profa. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Doutoranda em Educação - PUC-Goiás

Cultura Juvenis!!!

Ontem (14/09/11), no Doutorado em Educação da PUC-Goiás, na disciplina "Educação e questões contemporâneas", a Profa. Dra. Glacy Rouge promoveu uma mesa redonda sobre CULTURAS JUVENIS...


Foram convidados o Prof. Aldimar Jacinto Duarte e Cláudia Valente.

O Prof. Aldimar explicou que a sua preocupação reside em quem são os jovens da periferia. Explicou que as culturas juvenis são caracterizadas pela sua diversidade. Dentre da periferia, eles têm característiccas próprias, sua forma de se relacionar é diferente da hegemônica, ou seja, classe média.
O que dá característica para os jovens da periferia.
Buscou compreender em seus estudos como se pode perceber a relação dos jovens na periferia.
As instituições, principalmente, a escola e alguns segmentos religiosos, não trabalham o que ela proporciona enquanto conflito, mas tentam adaptar ao modus operandi dessas instituições. Nas instituições religiosos até as letras do hap se modificam.
Esses jovens tem a tendência  a suportar menos a escola. Alguns desses jovens do Breakrs falam que o ritual da escola serve para ela mesma. Uma outra jovem diz que a escola acha que ela é a única dona da cultura. Os jovens do Breakrs vão formulando suas ideias e se distanciando da cultura da escola e a escola não consegue ligar com a cultura desses jovens.
O que se conclui é que a escola está muito distante dessa discussão. A escola ao olhar para esses jovens continuam olhando a partir de esteriótipos.

Já a Profa. Cláudia Valente discute a presença dos jovens nas lan houses. Foi assim que iniciou seu processo de curiosidade científica que desencadeou em sua pesquisa de mestrado.
Segundo ela, os jovens da EJA também frequentam lan houses.
Os jovens que investigou são jovens de Goiânia da Região Leste e do Jardim Novo Mundo em função do esteriótipo, ser um lugar de violência e tráfico de drogas. Na Internet, as redes sociais estão reproduzindo as relações subjetivas sociais. Ou seja, eles frequentam orkut enquanto a classe média migrou para outras redes como o facebook.
A Cláudia não foi aceita nas comunidades no orkut – ou seja, também um sinal de estereótipo.
Teve a ajuda de jovem para conseguir comunicar com os outros jovens e fazer uma ponte para sua pesquisa.
Percebeu que os jovens de periferia ou que vivem em espaços excludentes buscam os próprios meios de socialização. A comunidade virtual é uma potencialização do encontro dos jovens face-a-face. Utilizam as redes sociais como espaço estratégico para o espaço urbano. Não há separação entre o espaço virtual e o espaço urbano.
Uma característica marcante é que os jovens param de estudar para trabalhar. E o trabalho é uma forma de sobrevivência.
Os fóruns de discussão é o espaço onde eles colocam suas preocupações sobre o bairro, principalmente, relatam sobre a ação dos policiais na região. Cláudia percebe que isso é uma estratégia de estado estereotipado de violência. As jovens quando utilizam as redes sociais apropriam de maneira diferente dos jovens. Elas utilizam para comunicação entre suas amigas, postar fotos, entre outros.
Os sites de relacionamento são proibidos na escola. Nos laboratórios eles são fechados nem para pesquisa, nem para outras finalidades, muito menos redes sociais.

 A Profa. Glacy explicou que estamos assistindo ao desenvolvimento de uma lógica da rede e da importância da imagem para composição da lógica tribal.
O nós que pode me sustentar é o nós que é igual. Porque o outro tem quer se igual a mim.
Isso varia no espaço!

Nos momentos abertos para discussão foram colocados que a rua, a praça é o espaço legítimo de segurança dos jovens da periferia.
Na rua, entretanto, vive com a violência da polícia. O argumento da polícia é que eles representam, o tempo todo, uma ameaça. Levá-lo para dentro de uma instituição e discipliná-lo, apaziguá-lo é a forma que acham de "disciplina". Nossa disciplina é eminentemente militar e religiosa. 
 
Aldimar ressalta que a escola é o espaço de manifestação desses jovens, ou seja, deve-se participar de sua cultura.
 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Texto completo sobre a Entrevista do Prof. José Carlos Libâneo ao jornal O Popular


Em primeiro lugar, gostaria de acreditar que o projeto de reforma educacional goiana fosse, de fato, uma iniciativa de educação para todos, na busca de políticas públicas de recuperação da escola pública goiana no sentido de melhores resultados da aprendizagem escolar dos alunos e que ao menos sua formulação final contasse com a participação dos professores e dirigentes escolares e dos setores da sociedade envolvidos com os destinos da escola pública.
            É conhecida a precariedade da escola brasileira. Os resultados das aprendizagens mostrados nas estatísticas oficiais são medíocres. Em Goiás a situação não é diferente. Precisamente para enfrentar esses maus resultados o governo do estado e a secretaria da educação lançaram pela imprensa (5/9/2011) um programa ambicioso de mudanças na educação goiana. O documento denominado Diretrizes do Pacto pela Educação – Reforma Educacional Goiana apresenta cinco pilares estratégicos, metas gerais e 25 iniciativas referentes a cada pilar, mas não traz uma exposição de motivos que justificam as Diretrizes. No entanto, uma análise das metas, estratégias e ações propostas não deixa dúvidas de que se trata de um modelo de intervenção diretamente inspirado na proposta dos organismos internacionais (Banco Mundial, OCDE, UNESCO, etc.) para a escola de países em desenvolvimento. No seu conjunto, as Diretrizes do governo goiano para a educação é uma reprodução clara da visão neoliberal economicista da educação que, basicamente, corresponde a uma política de resultados, com base na melhoria de indicadores quantitativos de eficiência do sistema escolar. Tal como já ocorreu em projetos semelhantes de reforma educativa nos estados de Minas Gerais e São Paulo nas últimas décadas (além de países da América Latina, como o Chile), trata-se de juntar a demanda da qualidade da educação com eficiência econômica, dentro de padrões empresariais de funcionamento, visando objetivos pragmáticos e instrumentais. No entanto, é sabido que as reformas efetuadas naqueles estados (e as implantadas em países latino-americanos) não tiveram êxito; ao contrário, a situação da educação piorou significativamente. A reforma agora anunciada em Goiás, cujas linhas gerais, metas e estratégias, não são novidades, pode seguir os mesmos caminhos caso não sejam revistos aspectos importantes do projeto.
            Uma análise crítica das Diretrizes precisa estar atenta a algumas considerações. É verdade que a qualidade da educação é condição para a eficiência econômica, e é essa a motivação que está por detrás dessa reforma educativa goiana. Também é fato que o planejamento estratégico para a educação necessita a previsão de resultados e meios de obtê-los. Mas os educadores comprometidos com os reais interesses dos alunos da escola pública e suas famílias perguntam: Que qualidade? Que eficiência econômica? De quais resultados e processos se trata? Qual é a concepção de desenvolvimento humano e de desenvolvimento social e econômico que estão por detrás das propostas? Respostas a estas perguntas fornecerão os critérios de diagnóstico, análise e busca de soluções para os problemas da educação.
            Vários educadores brasileiros já apontaram o fato de que, desde o governo Collor, passando pelos governos FHC e Lula, as políticas educacionais brasileiras já eram uma política de resultados de inspiração neoliberal. No entanto, este programa do governo de Goiás pode ser considerado um programa requintado da política de resultados, como forma de regulação do sistema escolar. Além do mais, para um governo que declara que gasta muito com educação com pouco resultado, é surpreendente que o documento da reforma tenha sido resultado de contrato com uma empresa multinacional, a Bain & Company, especializada em consultoria de gestão, negócios e resultados financeiros, contrato esse ofensivo e acintoso para a comunidade científica e profissional do campo da educação do Brasil e de Goiás.
            A despeito de eu não concordar com a concepção de desenvolvimento humano (apenas implícita no mencionado documento) e as estratégias de intervenção nos problemas da escola considero, no entanto, legítimo o direito da secretaria da educação de formular as Diretrizes, ainda mais por se propor a discuti-la publicamente com as escolas, comunidade e sociedade. Inclusive, há aspectos da proposta que, se efetivamente postos em prática, podem contribuir para a melhoria da escola pública. Tratando-se, pois, de uma proposta oficial, vinda do órgão que tem a responsabilidade social e financeira de manter as escolas, é preciso conhecê-la, criticá-la, mas, também, indicar os pontos em que a sociedade quer vê-la modificada.

Leia o texto do Prof. José Carlos Libâneo na íntegra, clicando abaixo:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Texto sobre M E D I A Ç Ã O, de Yves Lenoir, Joana Peixoto e Cláudia Helena dos Santos Araújo

Para quem se interessar nos estudos sobre mediação, sugiro a leitura do texto 
"A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino" de Yves Lenoir, Joana Peixoto e Cláudia Helena dos Santos Araújo.
Texto na íntegra



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Leiam quem puder tirar um tempinho de sua vida!

Hoje preciso de apoio dos meus amigos do blog, aqueles que são amigos mesmo.

Há alguém suplicando para viver, uma pessoa linda, alegre, muito amiga e que, nesse momento, está num hospital lutando pela vida.

Aos que acreditam em oração, orem!

Aos que acreditem em energia positiva, emanem para essa pessoa.

Isso significa ser solidário!


Obrigada!








terça-feira, 30 de agosto de 2011

2ª Etapa do Circuito Goiano de Software Livre acontece em Anápolis na UnUCSEH/UEG

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Associação Software Livre de Goiás (ASL-Go) realizam em 2011 o Circuito Goiano de Software Livre - CGSL, composto por dez etapas, que acontecerão nos municípios sede das dez regiões de planejamento de Goiás, definidas pela Segplan - Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento.

A 2ª Etapa do Circuito Goiano de Software Livre acontece, neste sábado, dia 03/09/2011, em Anápolis na UnUCSEH/UEG, Av. JK, 146, Bairro Jundiaí, e os interessados em participar já podem realizar suas inscrições no site:
www.softwarelivre.goias.gov.br. O objetivo do evento é disseminar o Software Livre e descentralizar as discussões sobre essa tecnologia e a atuação das comunidades no interior goiano.
Os eixos temários abordarão o Software Livre por meio da filosofia, da segurança da Informação, da geração de negócios, da aplicação e uso em Instituições de Ensino e do uso e desenvolvimento no governo, além de estimular a criação de comunidades locais.

Fonte: Notícias da UnUCSEH, 29/08/2011.

sábado, 20 de agosto de 2011

Imagens que vejo, fotografo e aprecio!


Cade você? Palavras...Só hoje!

"Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Por estar vivo"

É bem verdade! Quando alguém me disse isso hoje (desabafando sobre uma situação) percebi que poderíamos ser mais felizes.

Não precisa ser frase de amor, pode ser amizade, companheirismo, sinceridade, apoio, sei lá, tem tantas oportunidades de ajudar alguém e ser ajudado.
O mais triste é perceber que as pessoas se afastam cada vez mais umas das outras. Julgam-se amigos e amigas pelas redes sociais e por aí vai...

Minha gente, aonde está a pessoalidade? Percebo apenas a individualidade...

Se minha palavra fez essa pessoa feliz, valeu a semana!
Se não, agora sei que devo me esforçar mais.

Em sua homenagem: Só Hoje! Jota Quest

Conheçam O Projeto - Cotidiano musical de amigos

Deixo aí a dica para conhecerem um pouco da banda O Projeto. Vale a pena! 
Paa saber mais, acesse http://humanoerroneo.wordpress.com.

Texto de Samu Viégas:

Hoje pensei em falar um pouco de algo a que estou envolvido até o último fio de cabelo. Não são dívidas. Não são pilantragens. É a música.
Eu já falei um pouco sobre o que penso sobre ela por aqui e até deixei alguns link do que eu ando ouvindo. E pra resumir o que eu penso sobre essa arte, é que ela deve ser compartilhada.

A banda então, tem como intuito maior compartilhar. Compartilhar sorrisos, histórias, lágrimas, abraços, cores, sons.

Pra contar a história desse projeto de banda ao qual faço parte não posso deixar de falar um pouco da amizade. Esse é o oxigênio que a banda respira. Não é diferente de muitas outras bandas, e nem deveria ser. Conheci um dos amigos no curso técnico (João Neto), outro no trabalho (Bryan), outro quando ainda era de uma comunidade cristã (Tiago) e o último destes é o meu irmão (David), o conheci no tempo em que nem me lembro.

Então vou explicar um pouco o formato da banda. Somos 5, nem sempre estamos juntos, gostamos de convidar pessoas (outros amigos) para compartilhar juntamente conosco, ensaiamos em casa, nas festas (além de comer e beber bastante e curtir ainda sobra tempo) e quase nunca num estúdio. Não por falta de dinheiro, mas pelo tempo escasso que as vezes temos parece ser mais prático algo simples, como a residência de alguém mesmo. Não temos músicas próprias ainda, mas nem por isso nos consideramos cover.

Nossa agenda? Super, super, super vazia. Não trocamos um momento bom com a família, os amigos (ou ambos) por simplesmente fazer uma apresentação musical. Não que uma apresentação assim seja ruim, mas não vivemos em função disso. Temos nossas vidas normais e a música é apenas uma extensão disso. Somos fisioterapeutas, estudantes, mecânicos, técnicos de informática. Não somos astros e nem queremos ser. Talvez isso justifique um pouco a nossa falta de pressa.

E talvez essa falta de pressa seja nosso lar num mundo apressado. Não o comodismo caoticamente inerte, mas a esperança de que o fim, inevitável como é, pode ser magnífico. E por que não chegarmos lá juntos? 
Esse é o convite: caminhar junto!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Será que o profeta digital tem razão!? Redes Soci@is


Deveríamos repensar as redes sociais. Não sou contra nem a favor, até porque se trata de um caminho sem volta. Talvez pelo contrário, seja um espaço aonde pode-se exercer alguma cidadania, pseudo-democracia.
Como Lévy fala em sua entrevista as redes sociais são espaços de comunicação que podem emitir emoções, sentimentos, entre outros. Não são tão ‘frias’ como vistas e pensadas há alguns anos atrás. Mas há quem conte sua vida e se expõe de forma a não saber delimitar o perigo que as mesmas redes que os conduzem ao afeto, podem conduzir a situações problemáticas.
Daí reside a importância de estudar as redes sociais. Perceber como as pessoas estão se expressando, se comunicando ou se envaidecendo, dentre outras possibilidades.
Em tempo: lembrei que não existe delimitação territorial no ciberespaço. Ou existe!!!???

Profeta Digital

Há 20 anos, quando a maioria da população do mundo não tinha a menor ideia do que era a internet, o filósofo francês Pierre Lévy já estava de olho no futuro, com seus estudos sobre cibercultura e inteligência coletiva. Hoje, Lévy é uma referência, um estudioso cujas pesquisas ajudaram no desenvolvimento de ferramentas fundamentais para muitos de seus críticos do passado - entre eles, um bom número de jornalistas -, como a Wikipedia e as redes sociais. 
tualmente morando no Canadá, onde leciona na Universidade de Ottawa, esse profeta digital está a caminho do Brasil, para participar, no dia 25, às 19h30m, de um debate ao lado de Gilberto Gil, sobre o tema "o poder das palavras na cibercultura", no Oi Futuro Flamengo. A mesa faz parte da programação do projeto Oi Cabeça e tentará responder à difícil questão sobre o espaço que a escrita ocupa na esfera digital.
Em entrevista por telefone ao GLOBO, Lévy falou do uso das redes sociais, do futuro das mídias tradicionais, de como o preconceito contra a internet foi sendo modificado ao longo do tempo e do trabalho para desenvolver a Information Economy Meta Language (IEML), uma nova linguagem para a web à qual ele vem se dedicando nos últimos anos.

Leia mais sobre esse assunto e veja a entrevista em http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/08/15/especialista-em-cibercultura-frances-pierre-levy-critica-intencao-inglesa-de-controlar-redes-sociais-fala-sobre-futuro-dos-livros-925136026.asp#ixzz1TlE1pwNg

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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Intervenção no NTE Anápolis-Goiás

Texto da Profa. Izildinha Aparecida Almeida Porto. Leiam com atenção!


A luta pela justiça iniciada pelos professores do NTE, não pode ficar sem resposta. A intervenção foi decretada, a eleição suspensa, a diretora foi afastada do cargo, mas também a candidata Christiane colocada à disposição, porém ela não está sendo processada, não fraudou a eleição, não coagiu ninguém!!!
O módulo continua como estava. Pessoas que não têm Especialização em Tecnologias em Educação, e outras que trabalham em outras redes e não têm disponibilidade para cumprir 40h, continuam no NTE, enquanto que professoras capacitadas, competentes, conteudistas de cursos como o Biblioteca um Tesouro a Explorar, foram colocados à disposição. Que justiça é essa?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A LUTA PELA JUSTIÇA

Poema da Profa. Izildinha Aparecida Almeida Porto:
Bom dia senhores ouvintes

agradecemos sua atenção

para fazer a denúncia seguinte:

“Professores de Anápolis sofrem perseguição!”


A tão esperada gestão democrática,

através da eleição para diretores,

na nossa Unidade acabou na prática

em fatos aterradores!


Pela primeira vez o voto direto

chegou ao Núcleo de Tecnologia Educacional,

mas o direito ao voto secreto

gerou coação e muita agressão verbal.


As inúmeras irregularidades

culminaram com a anulação do primeiro pleito.

Agora denunciamos às autoridades,

as violações aos nossos direitos!


Professores simpatizantes da candidata da oposição

para serem impedidos de votar

foram colocados à disposição,

profissionais competentes e de conduta exemplar!


Clamamos ao Senhor Secretário

que a democracia seja respeitada,

e diante do atual cenário

que a gestora/candidata seja do pleito afastada.


Somos professores especialistas

em Tecnologia em Educação,

capacitados, trabalhadores, idealistas

e que foram afastados pela atual direção.


Agora deixo perguntas que não querem calar:

A situação dos funcionários será revertida?

E a gestora/candidata ainda poderá se candidatar?

Queremos a situação legalmente resolvida!


Profª Izildinha Aparecida Almeida Porto

Anápolis, 7 de agosto de 2011.

Mostra na Cultura exibe Medos Privados em Lugares Públicos

Não é por ser vencedor de importantes prêmios internacionais de cinema, como o Festival de Veneza (Melhor Atriz para Laura Morante e Melhor Diretor para Resnais) e o European Film Awards, que Medos Privados em Lugares Públicos é conhecido dos cinéfilos brasileiros. O longa de 2006 bateu o recorde de tempo em cartaz no Brasil: foi quase quatro anos. E boa parte dessas exibições aconteceu no Cine Belas Artes, em São Paulo, que foi fechado em março deste ano – e Medos Privados teve pelo menos um horário nas salas do cinema até o fim.

Agora, a Mostra de Cinema na Cultura dá aos amantes do cinema a oportunidade de ver (ou rever) essa bela história. Não perca: nesta quarta-feira, 10, às 22:15, na TV Cultura. Para ir aquecendo, leia a sinopse e ficha técnica
aqui e assista o trailer abaixo:



Leia mais em Cultura

Membros do Anonymous planejam destruir FB


Parte do grupo hacker Anonymous planeja um ataque a fim de minar o Facebook da web. O ataque seria mais um passo para a consolidação de uma nova rede social, a Anon+, criada pelo grupo.
Em um vídeo publicado no YouTube, o grupo declara: 
“Queremos chamar sua atenção. Os meios de comunicação os quais todos vocês adoram serão destruídos. Se você é um hacktivista ou alguém disposto a proteger sua liberdade de informação, junte se à causa e ajude a matar o Facebook em nome de sua própria privacidade”. 
O vídeo foi publicado no YouTube no dia 16 de julho e nomeia a ofensiva, agendada para o dia 5 de novembro, como operação Facebook.
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domingo, 7 de agosto de 2011

Comentários sobre as eleições do NTE Anápolis

Bom dia a todos e todas!

Esse blog visa estudar e buscar alternativas para uma Educação menos injusta, de qualidade e um pouco mais democrática e humanizada.
Ofensas e palavras de cunho depreciativo deverão ser evitados.
Os comentários devem seguir os princípios da ética e moral, ou seja, devem respeitar essas normas e ter a identificação pessoal. Somente assim serão publicados nesse blog.

A liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade e respeito.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O exercício da cidadania configura perseguição aos professores do NTE Anápolis

Recebi em meu email a carta que fora enviada ao Exmo. Sr. Thiago Peixoto, Secretário da Educação do Estado de Goiás. Penso que já é do conhecimento de muitas pessoas os acontecimentos acerca das eleições para a escolha do próximo gestor do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Anápolis/GO.

Ainda assim, publico, na íntegra a Carta intitulada "O exercício da cidadania configura perseguição aos professores do NTE Anápolis". Essa carta foi enviada no dia seis de julho de 2011 e é de autoria dos professores: 
Christiane Ribeiro de Andrade

Ivoneide Maria de Almeida

Izildinha Aparecida Almeida Porto

Josáfat Batista Pina

Katherine Nascimento Seixas

Marília Soares Pereira Nunes

Rossani Duarte Afonso Teixeira

Sizeny Narciso de Moraes

Vânia Cléria Norberto Pinheiro

Vilma Barbosa

Ressalta-se que esses professores formadores colocados à disposição  no dia 1º de julho de 2011.

Leiam a carta abaixo e vamos juntos tentar lutar por uma educação pública de qualidade, porém justa para alunos e professores.


Anápolis, 06 de julho de 2011.


O exercício da cidadania configura perseguição aos professores do NTE Anápolis

Excelentíssimo Sr. Thiago Peixoto, Secretário da Educação do Estado de Goiás,

Queremos parabenizar o Governo do Estado pelo espírito democrático, que proporciona à comunidade escolar a escolha de seus dirigentes, bem como pela coroação do mérito, com a implantação de processo seletivo para cargos da administração.

Exemplo maior desse espírito democrático que vivenciamos na atual gestão é a nomeação de Vª. Exc.ª para o cargo de secretário da Educação. Mesmo sendo de outro partido, o governador Marconi Perillo convidou Vª. Exc.ª pela competência e comprometimento com a educação de qualidade.

Concordamos que a educação para a cidadania forma o cidadão participativo, democrático e solidário, consciente de seus deveres e direitos. O processo de escolha dos gestores das unidades escolares por meio de eleições diretas é um bom exemplo de fortalecimento da democracia. Se a educação que defendemos é aquela que contribui para a democracia, a escola deve começar por ela mesma, se organizando como campo de relações democráticas que antecipem uma ordem social, coletiva, participativa, igualitária, comprometida com a construção de uma sociedade mais justa.

Tivemos a oportunidade de realizar, no dia 28 de junho, as eleições para a escolha do próximo gestor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis, momento histórico, pois, pela primeira vez, a comunidade desta unidade de ensino pôde escolher seu gestor. Mas, infelizmente, não houve igualdade de direitos aos candidatos ao cargo.

A partir do momento em que as candidaturas foram lançadas, a gestora/candidata, senhora Palmira Bernardino Oliveira Pereira, determinou que não fossem abertas novas turmas de cursos, mas a mesma transgrediu as normas abrindo novas turmas em nome de professores formadores simpatizantes com a sua candidatura. Outros professores que pretendiam ministrar novos cursos foram proibidos, o que gerou vantagens para a gestora/candidata, insatisfação dos professores e perseguições aos mesmos.

A gestora/candidata usou do poder de gestão para manipular todo o processo eleitoral. Com a máquina a seu favor (carro oficial, telefone, poder administrativo sobre recursos humanos e materiais) pôde participar, juntamente com o seu grupo gestor, da construção da lista dos professores cursistas votantes. Dessa forma, houve exclusão de cursistas de turmas de professores aliados à candidata da oposição, professora Christiane Ribeiro de Andrade. O número de professores cursistas que ficaram fora do processo, no total de 55, chega a comprometer o resultado final. Além disso, foram aceitos votos por e-mail de cursistas de três municípios, o que configura fraude, uma vez que os votos deixaram de ser secretos. Somente esses votos (onze no total) fizeram a diferença, concedendo vitória à candidata/gestora.

Durante o processo eleitoral, a candidata da oposição e funcionários coagidos fizeram denúncias à Comissão Eleitoral Local, que repassou à Regional, contudo, não obtiveram respaldo.

Mesmo com inúmeras ilegalidades as eleições foram realizadas. A apuração dos votos demonstrou a insatisfação dos servidores com a gestora/candidata (a oposição obteve 53,03% dos votos desse segmento). Mesmo assim, como teve maioria no segmento dos alunos/cursistas, a candidata/gestora sagrou-se vitoriosa, com 2,26% de vantagem.

Após a apuração houve perseguição aos professores formadores que apoiaram a candidata da oposição. Esses foram colocados verbalmente à disposição da Subsecretaria Regional de Educação. A justificativa é que esses professores são excedentes do quadro. Contudo, há uma portaria da Subsecretaria com diretrizes que regulamentam o processo de enxugamento do quadro. Os critérios são: tempo na unidade escolar, tempo de serviço e maior idade.

Diante das situações descritas acima, percebe-se claramente que os cortes confirmam perseguição política, uma vez que os dez professores da lista foram: a candidata da oposição, seus aliados e componentes da Comissão Eleitoral Local. Todos os professores acima citados possuem especialização em Tecnologia em Educação, curso oferecido pelo Governo, o que comprova investimento na formação desses profissionais que se sentem satisfeitos no exercício de suas atribuições.

Como pode perceber senhor Secretário, todos os relatos deixam claro que fomos vítimas de fraude, ilegalidade e o mais grave, perseguição profissional, uma vez que fomos forçados a nos dirigir a Subsecretaria Regional de Ensino, no departamento Módulo para nova modulação, mas como as denúncias contra a gestora/candidata/eleita estavam sendo analisadas pelas Comissões Local e Regional, decidimos aguardar o parecer final, o qual decidiu pela anulação da eleição.

A eleição foi anulada pela Comissão Eleitoral Regional, mas a gestora Palmira continua no poder, atuando com perseguição aos funcionários, conforme já denunciamos. Gostaríamos que este caso fosse analisado com seriedade e a gestora fosse afastada para que haja equidade de direitos de cidadania, e a democracia seja realmente efetivada e esteja presente na educação do nosso Estado.

Despedimo-nos com muita tristeza e indignação pela injustiça da qual estamos sendo vítimas e contamos com a intervenção séria de Vª. Exc.ª. que, com certeza, irá tomar as providências cabíveis a fim de restaurar a normalidade do trabalho realizado no NTE – Anápolis, garantindo também um processo de escolha de diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis com transparência e lisura.



Respeitosamente,



Christiane Ribeiro de Andrade

Ivoneide Maria de Almeida

Izildinha Aparecida Almeida Porto

Josáfat Batista Pina

Katherine Nascimento Seixas

Marília Soares Pereira Nunes

Rossani Duarte Afonso Teixeira

Sizeny Narciso de Moraes

Vânia Cléria Norberto Pinheiro

Vilma Barbosa

 (professores formadores colocados à disposição  no dia 1º de julho de 2011)