quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comunicações: PARTE BOA DE DISCUSSÕES! VALEU A PENA!


O Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, professor do Instituto de Letras da UnB - realizando seu pós-doc pela UNICAMP -, apresentou sobre "A Geopolítica do Português em tempos de lusofonia e de internacionalização: novas perspectivas". Muito boa a forma como ele expôs o modo de pensar o Português como uma língua mátria, ou seja, ser um cidadão protagonista da nossa própria língua. Achei muito bom quando ele sugeriu que o nosso MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA deveria se chamar MUSEU DAS LÍNGUAS BRASILEIRAS em razão das variantes das línguas.
Gostei muito dele e ficamos de trocar emails (como disse ele, figurinhas) sobre o tema, já estou o ciberespaço em sua tese de doutorado.
DETALHE: "Nosso fazer acadêmico não chega na comunidade. Devemos tentar aproximá-lo" Prof. Kleber.


Rodrigo Hernán Rocha Pérez (UMCE) apresentou sobre "Es posible un Estado Federal en Chile?"


Raúl Alonso Ilufi López (UMCE) destacou sobre o tempo e sua percepção métrica em diversas culturas.


Cacilda Bonfim (UnB) apresentou sobre uma Filósofa que sou apaixonada "Hannah Arendt: O Social e o Política na Crise da Cultura".


José Luiz M. Villar (UnB) apresentou sobre o pensamento educacional latino americano nos escritos políticos de Julio Antônio Mella.


Um trabalho também muito interessante foi o de Elaine Barbosa Caldeira, Doutoranda pela UnB sobre "Cruzando Fronteiras: Movimentos de Fixação e Subversão de Identidades no Espaço Escolar Multicultural".

Em breve, mais notícias sobre o evento...


Falando dos bastidores: Evento muito bem organizado, com excelente CAFÉ (lanche). Estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de outros países e até mesmo de outros Estados aqui do Brasil como a Ana de Rondônia e a Rosilene, professora do MEC, aqui de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!