quinta-feira, 20 de outubro de 2011

XIV Congresso Internacional de Humanidades - Conferência de Abertura

O primeiro dia do Congresso foi já para mostrar a que veio: discutir as práticas culturais, a palavra, as tecnologias, a linguística, a filosofia, a educação, entre tantos outros campos do saber.



A Conferência de Abertura "Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço" proferida pela Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez (UnB) apresentou os enunciados fraseológicos como designantes de uma época e que tem vida longa.
Algo que realmente chamou a atenção, até mesmo pelos estudos que tenho realizado sobre MEDIAÇÃO, é que segundo estudos da Maria Luiza, a comunicação é a mediação da linguagem no tempo e no espaço, uma substância da sociedade em seu devir.
Utilizou autores como Bauman (1999) para falar da natureza históricamente mutável do tempo e do espaço.

Sobre a linguagem...

Talvez a parte que mais me interessou por trazer seu conceito na perspectiva de Vygostky e Backtin.Ela apresentou a definição da linguagem e o lugar que deve ocupar nas Ciências Humanas.

Segundo Vygostky, a linguagem está presente na construção da subjetividade. Ela ainda afirma que a linguagem para Vygostky aparece na perspectiva da comunicação como mediação. 
Foi quando fiquei bem reflexiva já que nos meus estudos da minha pesquisa, surge a linguagem a partir da INTERAÇÃO.!!!???????????????

Já para Backtin, a língua é um produto acabado e revisto através das gerações. É construída na predisposição do destinatário. A enunciação da língua é oral e está relacionada à ação sobre o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!