quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E por falar em redes sociais...

E por falar em culturas juvenis associada às redes sociais deixo aqui um texto meu que foi publicado na Revista Educação & Mudança.

O texto trata sobre como a escola se situa em tempos de orkut e msn. Situa a escola ainda no tempo histórico da era da informação, tendo em vista o fenômeno da desterritorialização provocado pela Internet e sociedade em rede bem como as práticas pedagógicas que emergem dos processos educativos e comunicativos.

Uma das compreensões apreendidas a partir das visitas nas comunidades no orkut foi justamente sobre a imagem que os alunos constroem dos professores manifestado nesse site de relacionamento. Eles desabafam sobre sua idealização de como seria o professor ideal e como o professor não corresponde ao perfil traçado pelos alunos.

Existem várias comunidades no orkut que são construções simbólicas do pensamento de milhares de alunos que expressam sua indignação em sua linguagem própria.




Profa. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Doutoranda em Educação - PUC-Goiás

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo Cláudia, expressa a realidade da relação professor-aluno em tempos de comunicação on-line. Sua reflexão deve ser divulgada para todos os professores que se recusam a conhecer o universo virtual e as prossibilidades de uso das TIC.

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, em estado de saudade do tempo relâmpago doutorado, lí com curiosidade seu relato sobre a mesa - "Culturas Juvenis". Tema contemporâneo e necessário à atualização de professores, o fato de focar as juventudes da periferia cresceu em importância o conteúdo. Parabéns ela iniciativa de dividir conosco momentos significativos e de atualização.
    Sucesso
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!