segunda-feira, 13 de maio de 2013

Redes Sociais: dispositivos de comunicação e meios de organização do pensamento? Novo artigo publicado...

Redes Sociais: dispositivos de comunicação e meios de organização do pensamento? 

Por Adda Daniela Lima Figueiredo, Cláudia Helena dos Santos Araújo, Moema Gomes Moraes

Resumo



Este artigo pretende discutir a escola no tempo histórico da era da informação. Para isto, a teoria do enfoque Histórico Cultural de Vygostky traz um olhar sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento humano em momentos que se vive o fenômeno da desterritorialização provocado pela internet e a constituição de uma sociedade em rede, bem como as práticas pedagógicas que emergem dos processos educativos e comunicativos. Para contribuir com o olhar das situações reais, o suporte para a fundamentação teórica traz autores como Castells (2005), Costa (2005), Libâneo (2003), Lévy (1998; 1999), Ramal (2002), Tedesco (2004), Toschi (2005) e Vygotsky (2001). Neste texto é feito ainda um relato acerca de algumas situações que exemplificam as relações existentes entre alunos, professores, a escola, as múltiplas linguagens e manifestações presentes em redes sociais como: o Twitter, Orkut e Facebook.

Artigo já publicado anteriormente no e-book organizado pela ANEC RICESU, conforme referência abaixo:

TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org).  Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 1CD-ROM

Texto Completo: PDF 

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