segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Uma cutucada para os usuários do Facebook

As redes sociais são um meio de se "conectar" as outras pessoas na internet. 

Uma pesquisa realizada nos EUA, mostra que 89% e 88% dos usuários utilizam as redes sociais para manter contato com a família e com os amigos. 
Mas, quando estamos nos interagindo virtualmente, somos realmente quem somos? Fotos felizes, pensamentos filosóficos e curtidas fazem parte da maioria dos perfis dos usuários do Facebook. Fingem ter uma vida na qual não tem e com isso, muitas vezes, as falsas interações sociais dificultam o desenvolvimento e as interações reais. 

Para a psicologia sócio-histórico, as interações sociais permitem pensar um ser humano em constante construção e transformação que, mediante interações sociais, conquistam novos significados a vida em sociedade. 
Mas afinal, qual o significado de falsas interações virtuais para a nossa vida em sociedade? Neste contexto surge a linguagem que para Vygostky é fundamental para a construção de nossas formas de pensar e agir. Ela também possui esse significado para o Facebook, porém serve mais como uma forma de nos expormos e fingirmos sermos quem são somos. Um exemplo do bom uso das redes sociais é o caso da estudante Isadora Faber, de 13 anos, que criou uma página no Facebook chamada Diário de classe. Nesta página, Isadora relatou todos os problemas que a sua escola vinha enfrentando e conseguiu mobilizar muitos usuários. Através deste exemplo, podemos ver que podemos utilizar as redes sociais para construir relações que podem ser muito úteis para a nossa vida e principalmente para a educação. 

Por Jakeline de Oliveira Ramos 
Licenciatura em Química - IFG Câmpus Anápolis jakelinedeoliveira123@hotmail.com

2 comentários:

  1. acredito que o facebook é só uma ferramenta, que faz o que o usuário deseja; então se é para se esconder ou mostrar uma imagem ideal, assim será será; mas se quiser, poderá mobilizar/ envolver (literalmente, como já vi casos) o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Jakeline, muito legal seu texto. Penso que as pessoas encontram nessa ferramenta uma forma de satisfação pessoal, desabafo e até de se exibirem. Acho fora de lógica quando alguém posta que está triste ou de luto e os outros "curtem". Pode ser que eu é q não esteja entendendo essa nova forma de comunicação...

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!