segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fabrizio Ribeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Anápolis


Trabalhar na “implantação de unidades demonstrativas de Tecnologias Sociais (TSs) de baixo custo, a fim de popularizar e divulgar tecnologias viáveis para o desenvolvimento sustentável local.” Foi assim que Fabrizio Ribeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Anápolis, definiu as atividades principais do Centro de Referência de Tecnologia Social (CRTS) que será implementado no município. De acordo com Fabrizio, o Centro busca, entre outras coisas, a sustentabilidade de pequenos empreendimentos e o aumento de produção e renda de produtores da agricultura familiar.

Para fortalecer as ações da secretaria, esta aderiu, no início de 2011, à Rede de Tecnologia Social. Já no último dia 3 de maio, o município de Anápolis realizou um importante debate sobre o Centro de Referência e o papel das TSs na construção de uma cidade sustentável. Em entrevista ao Portal da RTS, o secretário aponta, por meio dos diversos projetos e experiências em execução, como a região vem privilegiando as TSs como mecanismos de desenvolvimento e inclusão social.

Rede de Tecnologia Social – Qual o objetivo da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Anápolis ao aderir à Rede de Tecnologia Social?

Fabrizio Ribeiro – Aderir à Rede de Tecnologia Social – RTS é uma forma de fortalecer as ações da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dessa forma, a secretaria fará parte de um conjunto de instituições que possuem o mesmo propósito de promover o desenvolvimento sustentável, por meio da difusão e reaplicação de Tecnologias Sociais. Ademais, a RTS constitui um espaço privilegiado de troca de experiências com os mais diversos atores.

RTS – Quais as principais ações no campo da Tecnologia Social realizadas, atualmente, no município?

Fabrizio – A prefeitura de Anápolis tem promovido várias ações no campo da Tecnologia Social, como a Cooperativa de Catadores de Lixo, o Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC e a Feira do Empreendedor.

A Cooperativa de Catadores de Lixo possui, em média, 200 cooperados e a infraestrutura completa para triagem, localizada próximo ao aterro sanitário. O Centro de Recondicionamento de Computadores envolve toda a sociedade anapolina, num esforço conjunto para a oferta de equipamentos de informática a serem recondicionados por jovens em formação profissionalizante. Um laboratório preparado e equipado para a inclusão, treinamento e socialização, que visa aumentar o nível de empregabilidade e proporcionar inclusão digital e social. Já a Feira do Empreendedor reúne micros e pequenos empresários em um salão de negócios, promovendo cultura empreendedora e inovação.

No âmbito rural, a secretaria promove Cursos em Conservação de Água e Solo, por meio do uso de Bacia de Captação de Água Pluvial (barraginha) e Terraceamento em Nível, além dos Cursos de Capacitação em Produção de Alimentos Orgânicos, Biofertilizantes e Compostagem. Inclusive, a Diretoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está fomentando a criação da associação de produtores orgânicos, para proporcionar o fortalecimento desses produtores, a fim de atenderem, principalmente, o mercado interno de Anápolis, visto que o mercado está suprido por produtores de outros municípios da região.

Há também os 5 kits PAIS – Produção Agroecológica Integrado Sustentável adquiridos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2010 uma unidade foi implantada na Escola Agrícola e outra no Distrito de Interlândia, na Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, cujos professores receberam capacitação. Os outros kits serão implantados em propriedades rurais dos outros distritos do município.

RTS – Um dos projetos da prefeitura é a implantação do Centro de Referência de Tecnologia Social – CRTS em Anápolis. Em que consistirá o CRTS?

Fabrizio – O projeto consistirá na implantação de unidades demonstrativas de Tecnologias Sociais de baixo custo, a fim de popularizar e divulgar tecnologias viáveis para o desenvolvimento sustentável local. Tal projeto busca a sustentabilidade de pequenos empreendimentos e o aumento de produção e renda de produtores da agricultura familiar, por meio de capacitação e assessoramento, incentivando principalmente a produção de alimentos orgânicos.

Reuniões nos distritos de Souzânia, Joanápolis, e Goialândia foram realizadas com o objetivo de buscar subsídios para a escolha das tecnologias e levantamentos (diagnóstico) das necessidades do pequeno produtor.

O CRTS será um espaço formado por capital humano com experiência em Tecnologia Social, aberto para Instituições de Ensino Superior, associações, pequenos produtores e empresários da região utilizarem como laboratório, difusão e emulação de Tecnologias Sociais.

RTS – Qual a previsão para o seu lançamento?

Fabrizio – No dia 3 de maio foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Anápolis, que abordou o Centro de Referência de Tecnologia Social – CRTS. E a inauguração e uma programação intitulada “Dia de Campo”, com apresentação de ações sobre agricultura orgânica com produtores da região, ainda será agendada.

É importante ressaltar que os parceiros envolvidos nessa articulação são a Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Emater, Ministério de Ciência e Tecnologia e a Rede de Tecnologia Social.

RTS – Qual a importância da Rede de Tecnologia Social na implantação e efetivação do CRTS?

Fabrizio – Elaborar uma política pública municipal de C,T&I, focada no desenvolvimento sustentável local, que responda aos anseios e necessidades dos municípios. Para isso, considera-se a RTS estratégica, no sentido de aprofundar nas questões teóricas e práticas, na troca de experiências e na interação com as mais diversas realidades que o Brasil proporciona.

RTS – De que maneira o projeto contribuirá para o desenvolvimento local?

Fabrizio – O projeto contribuirá para o desenvolvimento local por meio da implantação de unidades demonstrativas de Tecnologias Sociais. Os produtores e empreendedores interessados em implementar essas tecnologias receberão capacitação e apoio técnico, por meio de assessorias gratuitas. O local está aberto e disponível à visitação da comunidade, fator importante na popularização e divulgação dessas tecnologias.

A Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009, em seu artigo 14, define que do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a compra de alimentos, no mínimo 30% (trinta por cento) devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. No entanto, o projeto vem discutir, junto aos agricultores, formas de aumentar a produção e de escoá-la para a merenda escolar, um consumo permanente e em potencial. Além disso, irá aumentar a produção de orgânicos para atender o mercado interno de Anápolis que, atualmente, tem sido abastecido por produtores de outros municípios e regiões.

RTS – Desde o início de março, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação tem realizado reuniões com pequenos agricultores para apresentar o CRTS e a Tecnologia Social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Diante do objetivo de implantar 50 unidades PAIS nos distritos, este se torna o principal programa do Centro de Referência?

Fabrizio – No primeiro momento, a tecnologia PAIS será a atividade âncora, focada na realidade do município e balizadora da estratégia de diálogo com a IES e Produtores. A meta estipulada é a implantação de 50 unidades PAIS em Anápolis e região. É valido ressaltar que os agricultores receberão apoio necessário com consultorias, assessorias técnicas e cursos de capacitação de profissionais competentes da própria prefeitura e de parceiros como o SEBRAE, Instituições de Ensino, inclusive na orientação, via Banco do Brasil, sobre as linhas de crédito e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

RTS – Quais são as outras Tecnologias Sociais que serão divulgadas no Centro de Referência?

Fabrizio – Tecnologias Sociais já implantadas: Tecnologia PAIS; Terraceamento; Barraginha – Barragem de Captação de Água da Chuva; Compostagem e Biofertilizante Líquido.

Tecnologias Sociais que serão implantadas: Autoclave Doméstico Multiuso, que possui funções de esterilizar utensílios e vasilhames, lacra tampas metálicas de vidro de conserva e produz suco pasteurizado de frutas; Estufa de Bambu de Baixo Custo; Minhocário; Aquecedor Solar de Baixo Custo; Barraginha; Banco de Sementes Comunitário; Estufa de Baixo Custo; Pasto Irrigado (Pastejo Rotacionado Irrigado e com Cerca Elétrica); Banheiro Seco; Fossa Biosséptica; Produção de Leite Orgânico; Pasteurizador e Ensacador de Leite de Baixo Custo.

Por Bruna Villarim, assessora de comunicação da RTS

Fonte: Site da Rede de Tecnologia Social

Data: 04 de maio de 2011

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