quarta-feira, 8 de maio de 2013

Opinião @ Mulher e belezas reais

Pensando hoje sobre uma postagem realizada no facebook no que se refere ao estigma da beleza feminina, fiquei a refletir sobre o que nossa sociedade pensa do papel da mulher. O que a mulher realmente significa? 

Basta observar o que postam nas redes sociais. É bem interessante as dicas de moda, beleza, saúde, entre outras, mas não com a banalização com que muitas vêm fazendo. 
A mulher, que já desempenha inúmeros papéis, se encontra ainda diante de uma sociedade que não compreende que, muitas vezes, não há tempo para ficar horas em academia ou pensando no corpo.
Lógico que muitas procuram se cuidar e, principalmente, cuidar da saúde - aspecto que pouco se retrata nas redes sociais -, mas não se tornam escravas desse estereótipo feminino.
Quando li a postagem no fb, essa pessoa dizia se sentir "bicho do mato", ainda "quase uma aberração", sendo que na verdade ela está em território sólido e bem constituído da beleza e alma feminina. 
Deixo aqui que não sou contra as dicas expostas. Sou contra os excessos que são exigidos da mulher. 
Estar bem consigo mesmo é algo que todos gostam e desejam. Mas fazerem isso para agradarem aos outros ou como se seu próprio corpo refletisse uma propaganda comercial é patético.

Espero que possamos refletir sobre o papel da mulher, aliás, hoje optamos por múltiplos papéis. Mas, por favor, DITA SOCIEDADE, não vamos adoecer ainda mais as pessoas por não alcançarem os padrões que você tem estipulado. Lembre-se que sociedade se constitue por todos nós e que nós podemos nos rebelar contrar VOCÊ.

#FICAADICA

Em tempo: ressalto que amo moda relacionada à cultura e sua história e que também gosto de manter bem de modo saudável.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Teatro do IFG-Câmpus Anápolis recebe espetáculo As Corvas

O teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis recebe na próxima sexta-feira, 26 de abril, o Espetáculo As Corvas, produzido pela Cia. Novo Ato. 
A apresentação começa às 20 horas e a entrada é franca. A peça foi escrita por Marília Ribeiro e faz parte do Circuito Novo Ato, com apoio da Lei Goyazes. 
Não há necessidade de requisitar ingresso, bastando ao interessado se dirigir ao IFG, que fica na Avenida Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury (telefone 62- 3310-2800). 
Saiba mais sobre o espetáculo, clicando aqui.


Para mais informações sobre o projeto: cianovoato@gmail.com
cianovoatodeteatro.blogspot.com link (projeto corvas)

Fonte: IFG Câmpus Anápolis

III Seminário Interno de Iniciação Científica do IFG Câmpus Anápolis



Acontece, hoje, o III Seminário Interno de Iniciação Científica do IFG Câmpus Anápolis com apresentação de resultados das pesquisas realizadas pelos alunos do PIBID e seus professores orientadores.
André Valente, Gerente de Pesquisa e Extensão do IFG Câmpus Anápolis destaca a importância de produzir pesquisas e conhecimentos, ressaltando a importância da iniciação científica.

Várias pesquisas foram apresentadas por alunos do Ensino Médio Integrado e por seus professores orientadores. Os alunos destacaram a inovação tecnológica para o estudo e análise dos dados coletados em pesquisa de campo bem como a interdisciplinaridade ao utilizarem a Física, Química e Matemática. 

No período noturno haverão mais apresentações. Fica o convite a todos e todas!


Para ver a programação completa, acesse aqui

domingo, 14 de abril de 2013

Alunos e Professores Destaque 2012

Momentos da posse do novo grêmio estudantil do IFG Câmpus Anápolis e da entrega das comendas de alunos e professores destaque de 2012. 

Fiquei feliz em receber a comenda das mãos do nosso prefeito Antônio Roberto Gomide e de ser certificada pelo Grêmio Estudantil União Jovem. Obrigada!!!


sábado, 30 de março de 2013

Um olhar sobre o desenvolvimento das crianças. DEIXE A CRIANÇA SER CRIANÇA!


20 Great Ideas for Creative Play for kids these school holidays
Fonte imagem: www.sheinspires.com.au



Uma das grandes inquietações das famílias estão relacionadas ao desenvolvimento das crianças. 



A lógica da Educação Infantil e da Educação, de modo geral, é de uma visão neoliberal que atenda aos mercado de trabalho.

Isso quer dizer que as crianças que deveriam estar vivendo a infância em sua totalidade, estão sendo inculcadas em “preocupações” se estão acompanhando os colegas e professora em suas atividades na escola.


PAREM FAMÍLIAS E ESCOLA! PENSEM EM QUE SER ESTAMOS FORMANDO? OLHEM AO REDOR...


Vocês sabem o objetivo da Educação Infantil? Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil trata-se da primeira etapa da educação básica  que pensa na formação de crianças com desenvolvimento integral de suas identidades onde crescerão como cidadãos com direitos à infância. Nesse caso, as instituições educativas devem estar mais atentas ao seu objetivo socializador, de modo que as crianças ampliam os conhecimentos de sua realidade social e cultural.

APENAS PARA NÃO SE AFLIGIREM! Não transforme a criança em um pequenino ansioso.

NÃO O PREENCHA COM INÚMERAS ATIVIDADES, organizando a agenda dos pequeninos com horas sempre ocupadas.


AONDE ESTÁ O TEMPO DA CRIANÇA BRINCAR NO PARQUE OU COM SUA FAMÍLIA? SENTIR A AREIA? ESCORREGAR NO ESCORREGADOR, FAZER SEU CASTELO DE AREIA, BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS? Isso sim é socializar! E não coloque essa responsabilidade apenas na escola.


Famílias, vocês conhecem os benefícios de um momento como esse?

Além de cognitivo, da formação intelectual e cultura da criança, elas se desenvolverão na coordenação motora, na construção conceitual, na criatividade, entre outros. Temos ainda os ganhos de desenvolver a sensibilidade, as relações interpessoais, sua visão de mundo, sua relação interior consigo mesmo, SUA PULSAÇÃO DE FELICIDADE...

Ah esse é um momento único. E sabe o melhor? A construção de valores e a melhor interação com a família.

Respeitem o desenvolvimento temporal da criança. Não a pressione para que tenha uma atividade linda e completa na escola. Valorize suas produções. Elogie. Apoie no que ela precisa. Mas acima de tudo deixa que ela perceba que você está ao lado dela. 

Para quem tiver interesse em conhecer o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, CLIQUE AQUI



Profa. Ms. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Docente IFG Câmpus Anápolis
Doutoranda em Educação
Pesquisa financiada pela FAPEG
  


 

Referência:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

sábado, 23 de março de 2013

E como não sou de aço, mas até tento parecer rs...

Depois de longas, mais longas mesmo, horas de estudo acompanhada por minhas grandes paixões teóricas como Vygotsky, Davidov, Leontiev, Luria (ligados virtualmente) e das lembranças de minhas orientações com Profa. Dra. Joana Peixoto e Prof. Dr. José Carlos Libâneo, agora vou dar um descanso para minhas sinapses neurais rs (brincadeira).
Deixo a vocês um pouquinho de uma música que me animou hoje, nos intervalos dos estudos.





Benim güzel aile ve sevgi ile eğleneceksiniz ...

Evento: Palestra com Prof. Philippe Dubois sobre Pós-fotografia e pós-cinema. Vamos!?

Excelente palestra como Prof. Philippe Dubois da Universidade Paris III...Vamos!? 
Data: 10/04 
Horário: 8:30 hs 
Local: Auditório Arquitetura PUC Goias (Área 3). 
Tema: Pós-fotografia e pós-cinema: o devir das imagens. 
Vale a pena! 
O cinema vai ao museu

terça-feira, 19 de março de 2013

Lev Vygostky - Vida e Obra

Esse vídeo vem de encontro com uma introdução dos meus estudos sobre Vygoskty. Já avançamos para seguidores dele como Davidov e Leontiev e nos debruçamos, nesse momento, no Ensino Desenvolvimental de Davidov. Algumas das obras citadas já foram lidas. Se alguém quiser compartilhar ideias... Abraços, Cláudia