segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Desafios da/para a Gestão Escolar


ATIVIDADE DA DISCIPLINA "GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO ESPAÇO EDUCATIVO" - 8º PERÍODO - LICENCIATURA EM QUÍMICA

O termo Gestão Escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar e trazer para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar o desenvolvimento democrático dos processos institucionais e melhorar o ensino.

Sendo assim, conforme destaca a especialista em educação Heloísa Lück, a Gestão escolar relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.

A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.



Acesse o blog “WPENSAR”.

Leia a matéria “O que é Gestão Escolar?”, clicando em https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/o-que-e-gestao-escolar/

A partir da leitura e dos pilares de gestão escolar necessários em instituições escolares na perspectiva democrática, comente a partir dos estudos e discussões realizadas em aula   e da unidade teoria-prática (vivência de estágio, práticas de ensino, pesquisa), como é a sua percepção e possibilidades de atuação enquanto professor e gestor em cada pilar (possíveis alternativas diante do que já presenciou na escola).

Para comentar, entre no blog Pensando a EducAção no site http://imaginandoeducacao.blogspot.com/ . Acesse a publicação e clique em COMENTAR.

8 comentários:

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    1. -um problema dentro da esfera da gestão pedagógica comumente identificável em várias instituições de ensino é a criação de um ambiente estimulante para a comunidade escolar(docentes, alunos etc, como a relação entre o conteúdo estudado e o ambiente cultural do aluno. Uma vez identificado bases desta problemática(dentre várias) é necessário fazer-se entender um contexto primário para a manutenção da troca de ideias constantes entre o corpo educacional(Escola)e o corpo comunitário(alunos e participantes), o acionamento de mecanismos aonde pedagógicos que permitem a exploração de problemáticas do meio social aonde a instituição estaria inserida se mostra de grande potencial tendo a relação entre as competências da instituição e as causas de embaraços do comportamento do corpo estudantil e suas respostas, a comunicação estre estes dispositivos, de forma simultãnea ou coodernada projetariam um meio de atuação para cada "caso comum" presente na realidade da instituição e do aluno.
      -outros problemas comuns seriam tanto a falta de engajamento e encorajamento dos docentes para uma formação continuada e aprimoramento dos colaboradores, como também relacionar os mesmos com as propostas de ensino na instituição, uma vez que uma instituiçao nao se comunica de forma eficiente com os seus colaboradores, o atríto é quase inevitável. Uma gestao coodernada da comunicação com uma melhor proposiçao das ideias e metodologias que podem ser atribuidas as instituições de ensino, bem como mecanismos optativas para a articulaçao do que pode ser melhor coordenado, o que pode ser proposto, mesmo para os colaboradores em proposta de formação continuada, são proposta de melhorias a serem acrecentadas, uma vez que o corpo de colaboradores da instituição estiver cada vez mais apto a versatilizar e coordenar os conteúdos a serem implementados com os estudantes, todo o meio social aonde pertence o estudante tende a se beneficiar de forma ativa .

      João Paulo G.Nunes

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  2. De acordo com a matéria "O que é gestão escolar?" pegando como base os pilares Gestão pedagógica e Gestão de tempo e Eficiência dos processos, levanto aqui dois problemas que percebi durante a minha atuação em uma unidade escolar. O primeiro problema que vem diretamente atrelado a gestão pedagógica é o fato de um desânimo total por parte dos professores. Alguns podem pensar "Ah, mas o problema é do professor que está desanimado", mas levando em consideração tudo o que estudamos nessa disciplina percebo que o problema está atrelado totalmente a gestão. Primeiramente é claro na gestão acima da unidade escolar, mas em segundo plano a gestão da unidade escolar é responsável por fazer com que o professor se sinta mais motivado. Essa motivação pode se dar através da várias situações que em geral não ocorrem como por exemplo: elogiar o professor quando o mesmo consegue um acerto, dar ao professor o que ele necessita para que ele exerça sua aula de maneira eficaz ( materiais e facilidade de pegar os materiais), ao definir metas para a unidade escolar, a gestão deve estar atenta se aquelas metas realmente podem ser alcançadas, não colocando um peso e uma pressão enorme sobre o professor como se a meta dependesse somente dele, pois a gestão deve funcionar corretamente nas pessoas do diretor e coordenador para que funcione bem na pessoa do professor. Na unidade escolar a qual eu trabalhava como professora, eramos cobrados para subir a nota da escola (IDEB), ao mesmo tempo tínhamos que ter alunos tirando nota 10,0 , ao mesmo tempo tínhamos que ter aulas com didáticas diferenciadas, e ao mesmo tempo cumprir com o currículo. Tudo isso era realmente necessário mas, como ter aulas diferentes sem recursos necessários para isso? Logo a escola não viabilizava a meta que era cobrada. Como aumentar a nota do aluno sem incentiva-lo a estudar através de aulas diferentes por falta de estrutura? Como cumprir todo o currículo se o aluno estava com deficit na base? Dessa forma para esta primeira situação a solução deveria ser trabalhar com os alunos as bases sem fugir do currículo (pois o mesmo se faz necessário), não focar tanto no desempenho e na pressão das provas que medem o desempenho da escola, pois uma vez que os alunos estão focados no estudo, em uma aula envolvente e os professores se mantem incentivados, o aumento da nota virá de forma gradativa, e não por pressão ou força.
    O segundo ponto analisado que remete a gestão de tempo e eficiência dos processos, coloco aqui uma situação muito pontual referente aos servidores administrativos da secretária escolar. Muitas vezes quando um pai ou até mesmo alunos chegam para buscar documentos, eles pedem um período muito longo chegando até 10 dias para entrega de um documento que na maior parte das vezes já está pronto e a secretaria geral pode assinar na hora. São processos burocráticos que demandam tempo demais onde na prática não necessita ser assim. Se o pai do aluno sai satisfeito da escola, esse pai será mais presente nos processos da escola pois ficará feliz e satisfeito com o empenho da escola em ajudar sempre que necessário.
    Isso tudo acima mencionado é referente a problemas que presenciei na escola a qual eu atuava como professora regente. Muitos estudos ainda serão feitos para melhorar a gestão escolar, acredito que o fato de termos aulas referente o assunto irá nos preparar cada vez mais para essas mudanças reais e pontuais no processo!
    Sara Caroline T. Pereira

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  3. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que tem como objetivo principal o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma instituição escolar, que devem ser feitos por todas as instituições de ensino, tendo como obrigatoriedade pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), porém muitas das vezes o planejamento desse ambiente escolar não condiz com a realidade, não recebendo o auxílio pedagógico e financeiro necessário para o bem estar da instituição. Certo seria o educador e a gestao do colégio, reinvidicar seus direitos, podendo ir atrás de alternativas como ajudas da comunidade vizinha, de alunos universitários que estão em processo para se tornarem futuros licenciados, assim como ir a secretaria de educação para questionar a possibilidade do ajuste necessário no ambiente educacional.

    KELLY ESTEPHANY.

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  4. “Aproveitar bem o tempo de trabalho é saber utilizá-lo para realizar as atividades com maior prioridade na instituição.” Quando analisamos um CEPI (Colégio Estadual Período Integral) onde há mudanças por parte dos alunos para as salas de aulas, observa-se uma perda de horário na realização do trabalho docente, pois o tempo de aula que seria 50 minutos, decai para 40 minutos até que o aluno se sente e se organize.
    A Gestão de tempo e Eficiência dos processos perde pontos relacionados a isso.
    Cabe ao diretor e ao coordenador escolar organizar esse método de trabalho para que as aulas sejam mais produtivas em questão de tempo. É mais viável que a mudança (troca) seja realizada pelo professor, pois este tem consciência que cada minuto perdido prejudicam o ensino-aprendizagem do aluno.

    CARNIELO, L.

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  5. O primeiro ponto a ser trabalhado trata-se da “Gestão Pedagógica”. A definição de Gestão Escolar é dada por um sistema de organização interno da escola, o qual envolve todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares. Desta forma, a Gestão Escolar tem como objetivo garantir um desenvolvimento socioeducacional eficaz na instituição de ensino. Nesta perspectiva, atuando no campo educacional é perceptível a participação efetiva de todos os membros da comunidade a qual a instituição escolar está inserida?
    De acordo com minha realidade, participando e atuando em uma escola gerida pela Secretaria Estadual de Educação, é perceptível que a gestão é feita de forma “individualista”, contanto apenas com a participação da gestão (diretora e coordenadoras) com apoio dos professores ainda de forma tímida, percebe-se que alunos, pais e demais funcionários não participam de tal gestão tornando, dessa forma, uma gestão não democrática. Nesse sentido, é papel dos diretores e coordenadores propor reuniões diversas que contem com a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar com o objetivo de discutir sobre as demandas propostas por demais agentes educativos a qual a instituição está inserida.
    O segundo o ponto a ser discutido está inserido no pilar intitulado como “Gestão Financeira”. É perceptível que a Gestão Financeira Escolar perpassa por diversos desafios, bem como, na aquisição de materiais e insumos, sobretudo, para a disciplina de Química, nesse sentido, quais são os caminhos possíveis para resolver tal problemática que as escolas enfrentam nos dias de hoje?
    Um dos caminhos plausíveis seria a parceria com diversas faculdades da cidade onde a escola está inserida, podendo ser estas particulares e/ou pública Federal ou Estadual também seria possível à parceria entre empresas e escolas, onde seja possível um diálogo no sentido de propor aplicações dos conteúdos trabalhados pelos docentes na empresa de modo que alcance uma dimensão social.

    Felipe Micael A. de Souza

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  6. A Partir de uma realidade que eu já vivo a algum tempo em questão de toda uma vivência no ambiente escolar, um dos pilares a ser olhado com muita atenção é a gestão financeira, e o pilar administrativo, onde os dois acabam falhando em conjunto com o desenvolvimento da escola, na qual os recursos são distribuídos incorretamente em setores onde não são emergenciais, e investindo em áreas onde são dispensáveis “temporariamente”, dessa forma, causando um certo problema para o corpo estudantil, os professores e ate mesmo a estrutura da escola.
    A gestão administrativa deveria ter uma melhor comunicação tanto com o corpo dos docentes quanto dos discentes, entrando em campo a ajuda da gestão de comunicação. Hoje em dia, a escola acaba prezando mais em fatores superficiais e ignorando o fato de recursos essenciais como material didático para os alunos e ate mesmo material de trabalho para o professor, como tinta para as canetas, materiais de impressão e outros essenciais, com isso, impede um desenvolvimento regular e acaba gerando complicações no andamento de uma aula que seria de certa forma ate simples, porém, a má administração de recursos que chegam para a escola acaba complicando o seu andamento e funcionamento.
    A gestão financeira deveria saber dividir corretamente os recursos que são aplicados para a escola, casando com os outros pilares do departamento da escola, porém ainda ha uma falta de comunicação e senso correto dessas áreas, onde nenhuma delas andam e se ajudam corretamente. Hoje temos escolas onde se possui um laboratório completo de informática, uma quadra de esportes completamente nova e outras, porém, nessas mesmas escolas ainda falta, por exemplo: rampa para deficientes, material para o professor, bebedouros em perfeito funcionamento, e ate mesmo, recurso para o refeitório de várias escolas. Lembrando que as áreas como o laboratório e a quadra não são fatores que podem faltar, muito pelo contrário, são igualmente importantes para o meio da escola, porém, existem momentos onde as necessidades básicas deveriam ser colocadas em primeira prioridade para uma escola.
    Deve haver uma remodelagem nos setores de uma instituição onde todos estão cientes da realidade, tanto os que estão dentro da escola, como os que estão de fora, como os pais dos alunos que acabam não sabendo do mínimo dos problemas que acontecem, ao todo, os 3 principais pilares a serem trabalhados e remodelados para trabalhar em conjunto são o administrativo, o financeiro e o de comunicação, nenhum deles trabalha sozinho, todos eles, segundo a lógica certa que temos hoje, deveriam ser tralhadas juntas com um foco maior entre elas.
    Luiz Gabriel

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  7. Os processos de mal distribuição dos materiais e recursos na escola, trás com um problema gestacional em geral levando dês da desanimação dos professores ate a desmotivações dos alunos, claro que isso geralmente não são diretamente direcionados na maioria das situações, mas sim tendo um impacto geral e refletindo, a falta de investimentos futuros dos alunos no pais com a perspectiva de crescimento na áreas estudadas em levando consideração as pesquisas e mão de obra especializadas para a áreas de construção de conhecimento daquela comunidade, isso abriria varias possibilidade de comunicação com o ensino publico ( incluindo dês do ensino fundamental ate o médio) com o as iniciativas privadas.

    Iris V. Medeiros

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