domingo, 27 de dezembro de 2015

Aplicativo de uso na compreensão da Geometria

Bolsista do CNPq cria Aplicativo para facilitar compreensão da geometria e ganha prêmio



Para tornar o aprendizado da geometria mais atraente e menos complicado, pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveram um aplicativo que pode ser usado por estudantes de diversos níveis, desde aqueles com idade entre 13 e 14 anos até os que já estão na universidade. O Geotouch, como foi denominado, funciona em dispositivos móveis (smartphones e tablets) por meio de gestos simples, deslizando os dedos na tela do aparelho.
O novo aplicativo foi desenvolvido pela pesquisadora Helena Macedo em sua dissertação de mestrado concluída em 2014, sob o título Concepção de um Software de Geometria Interativa Utilizando Interfaces Gestuais para Dispositivos Moveis apresentada no ICMC, que teve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto de Helena recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado no 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado em outubro deste ano. “Nosso sistema propõe um novo modelo de interação com softwares de ensino de geometria e faz uma síntese das funcionalidades de outros já existentes, como o Sketchometry, Geometry Pad e o Geogebra”, explica a pesquisadora. Aliás, os três sistemas citados foram analisados em dissertação de mestrado.
O aplicativo criado pela ex-bolsista do CNPq ter menu no espaço da tela, facilita a interação e pode contribuir com o aprendizado “O Geotouch é acionado com o toque e o deslizamento dos dedos na tela”, disse a bolsista, exemplificando como pode ser desenhada uma circunferência utilizando-se o aplicativo: “Como toda circunferência parte de um centro, o usuário deve construir o ponto central com um breve toque de um dos dedos na tela. Em seguida, basta fazer o gesto de uma circunferência”. Comparando-se o mesmo movimento num desktop, utilizando-se um mouse, dificilmente a circunferência seria precisa. “No Geotouch, mesmo que o movimento não seja perfeito, a circunferência será exata”, garante a pesquisadora.
O aplicativo passou por um teste de usabilidade com cinco estudantes de pós-graduação do ICMC, especialistas em análise de interfaces e foi aprovado. “Usuários iniciantes podem demorar mais tempo para aprender os gestos, principalmente se não possuem conhecimentos de geometria. Mas o Geotouch disponibiliza um manual que permite o rápido aprendizado”, ressalta a pesquisadora, lembrando que entre todos os aplicativos avaliados, o Geotouch é o único a ter um manual.


Veja neste vídeo uma demonstração de uso do Geotouch:




Coordenação de Comunicação Social do CNPq, com informações da Agência USP de Notícias
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!