segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ATIVIDADE DE GESTÃO: FINANCIAMENTO DA GESTÃO BÁSICA

Olá turma do quarto ano do C.T.I em Secretaria Escolar do IFG Câmpus Anápolis.

Em nossa disciplina "Gestão e Organização da Educação Escolar" estamos estudando sobre o impacto do financiamento da educação básica na gestão escolar. 


Apresentem as principais ideias e conceitos do texto.

Discutam, argumentem e apresentem novos dados.

Basta realizar seu comentário nesse post.

Abraços,
Profa. Cláudia Helena @@@@@

9 comentários:

  1. A educação no país, passa por dificuldades que estão relacionadas em todos os setores na gestão do nosso governantes, como saúde, transporte e vários outros órgãos, tem a ver com o boa administração das verbas.
    Para entender a educação é importante compreender como é o financiamento e de onde vem os impostos, a quantidade de cada setor também nos dá uma dimensão dos nossos gastos.A LDB vem para nos fala da assistência financeira que é disponibilizada para os alunos. No momento só nos resta esperar mais verbas que o presal vai direcionar para a área da educação.Um abraço da Madalena!

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  2. O financiamento da educação,provém de recursos públicos determinados em lei,que todas instituições públicas devem receber recursos para seu funcionamento,e é por isso que a Gestão escolardesenvolve importante trabalho,para o gerenciamento desses recursos que são destinados á educação.
    E como é realizado este trabalho?
    através da apresentação das receitas e despesas públicas anuais,assim,são apresentados os gastos e a origem dos recursos.
    Visto que o país se encontrava devedor para com a Educação,criou-se em 1966 o FUNDEF,para o financiamento da educação fundamental e magistério,que teria vigencia legal de Dez anos,porém não houve grandes problemas,pos este financiava apenas o ensino fundamental,dessa forma,as outras modalidades de ensino,não puderam ser financiados por esses recursos.Criou-se então o FUNDEB que financia não somente o o ensino fundamental,mas o ensino Básico,que vai da Educação Infantil ào ensino médio,e tem duração de 14 anos,o que tem proporcionado “melhoria” à Educação.
    Aluna:Karlla Helloysa 4º ano Sec Esc

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  3. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi instituído na Emenda Constitucional nº 14 de setembro de 1996 com objetivo de financiar a educação fundamental no Brasil. Em 2006 foi substituído pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Foi instituído com objetivo de financiar não só a educação fundamental mas toda educação básica, da educação infantil até o ensino médio.
    O financiamento da educação básica é um dos assuntos mais importantes na gestão da educação pública. A educação brasileira nas suas diferentes modalidades é financiada por recursos públicos e privados. Na esfera pública é financiada pelo governo federal, estadual e municipal, ou seja, pela união. Na esfera privada, que mantém escolas particulares, são mantidas pelas mensalidades das famílias.
    Aluna: Mariana Xavier 4º ano Sec. Esc.

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  4. O financiamento e a manutenção em todos os níveis, etapas e modalidades da educação é de competência e responsabilidade da União, estados e municípios, sendo garantida na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1988.
    O financiamento é necessário para que haja garantia da educação, lembrando que financiamento é uma operação financeira onde a financiadora fornece recursos para parte que esta sendo financiada. O mesmo só pode ser utilizado para fim especifico e acordado, não podendo ser investidos em outros meios além do que esta no contrato e para o devido fim.
    Toda e qualquer instituição deve prestar contas do destino que teve o recurso e como foi utilizado.
    Com o intuito de garantir a oferta da educação básica a Constitutição de 1988 no (art 212) garante um percentual de recursos especificos , onde determina o empenho na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
    O Brasil tem uma divida irreparável com a educação. Muitas são as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade certa, portanto são milhões de jovens e adultos analfabetos, e a distorção de idade-série.
    Muitos são os debates sobre o desenvolvimento da educação. Mas, criar programas sociais não é o suficiente, é preciso vestir a camisa, isso mesmo, vestir a camisa e ir a luta. Lutar por um direito que é meu, é seu, é de todos. Cobrar dos que dizem nos representar, nunca chegaremos ao topo no ranking da educação mas podemos deixar de ser 35º numa média de 36 países.
    By: Ritta de Kássia Jorge de Almeida

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  5. O texto de financiamento da educação básica: limites e possibilidades traz informações e questionamentos da divisão de competências e responsabilidades das modalidades etapas e modalidades do ensino e da educação.
    A LDB(1996) e a Constituição Federal(1998), que organizam o sistema educacional brasileiro e implica conhecer sua execução e o processo orçamentário para analisar as responsabilidades dos entes federados(União,estados e municípios) e a importância do regime de colaboração entre esses e o papel desempenhado à educação básica, adicionando fontes de recursos.
    Nesse sistema organizacional há a Lei Orçamentária para auxiliar na organização das finanças da educação; devem estar previstas todas as receitas e todas as despesas públicas correspondentes a um ano como: impostos salário-educação, transferências e outras.
    Esse orçamento deve ser feito feito pela administração, sendo fundamental a seriedade, compromisso e responsabilidade tanto no planejamento quanto na execuções das ações planejadas, com a administração da verba pública.
    Ao definir a educação nacional como direito de cidadania e estabelecer a responsabilidade de cada ente federado, para que a oferta da educação básica seja garantida, a LDB e a Constituição Federal de 1998(art. 212) fala sobre vincular/auxiliar um percentual de recursos específicos para que casa ente possa empenhar na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. E cabe a população também participar, acompanhar e fiscalizar a manutenção e o desenvolvimento do ensino!
    Aluna: Renata Lima - C.T.I. em Secretaria Escolar, 4° ano.

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  6. Fiquei "CHOCADA" ao ver essa imagem, acessem e tirem suas próprias conclusões.

    http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/em-ranking-da-educacao-com-36-paises-brasil-fica-em-penultimo/

    By: Ritta de Kássia Jorge de Almeida

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  7. A educação é um direito de todos, ela tem função de formar cidadães pensantes e com conhecimentos científicos. Porem para que todos tenham acesso a esta educação e necessário que o governo garanta o acesso e a permanência desses alunos, pois nem todos tem condições para se manter na escola. O FUNDEB e o FUNDEF foram criados para este fim, que é o financiamento da educação básica e o financiamento do ensino fundamental esse fundos foram criados para distribuir verbas destinadas a educação garantindo assim uma educação de qualidade, o acesso e a permanência para todos. contudo não e bem assim que acontece pois muito dinheiro que deveria ser destinado para a educação acaba por não chegar, por isso temos muitas escolas precárias sem condições para oferecer uma formação de qualidade, crianças e adolescentes fora da escola por não ter condições. Isso e terrível mas e oque acontece com educação.

    Aluna: Larissa Martins

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  8. O financiamento da educação básica tem um importante papel na organização e gestão da educação. Ele se efetiva no envolvido dos diferentes entes federado e a esfera privada.
    O sistema educacional brasileiro se caracteriza pela divisão de competências entre a União, os estados e municípios. Essas três competências são responsável por oferecer uma educação de qualidade entre etapas e modalidades da educação e ensino.
    É necessária a compreensão da estrutura em que se encontra o financiamento da educação, estando presentes nesse contexto todas as pessoas que participam do processo educacional, como os gestores escolares, profissionais da educação em geral, alunos, pais e comunidade local.
    A garantia da educação está diretamente ligada ao financiamento do poder público. Na história, a vinculação dos recursos para a educação somente acontece em períodos democráticos, sendo excluídos os períodos autoritários. O que prejudicou a garantia da educação pública, gratuita e de qualidade.
    Os fundos destinados a educação exigido por lei não devem ficar somente no papel, para isso é indispensável a participação de toda a população no processo educacional, fiscalizando a distribuição de recursos, a manutenção e o desenvolvimento do ensino. Para a garantia de ensino de qualidade a todos.
    Aluna: Raiane Alves de Sousa Curso: Secretaria Escolar, 4° ano.

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  9. O financiamento da educação no Brasil apresenta-se como tema central quando se
    discute, não somente o desenvolvimento no aspecto educacional, mas também o
    desenvolvimento nacional. A educação como um direito está ligada diretamente ao financiamento por parte do poder público.
    Para isso, é necessário que o financiamento da educação seja
    redimensionado e que o ensino ocorra com qualidade satisfatória de forma a contemplar as
    diferentes etapas e modalidades bem como as diversas regiões do país.
    Em 1996, foi criado o FUNDEF, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério sendo um fundo instituído em cada Estado da Federação e no Distrito Federal, cujos recursos devem ser aplicados exclusivamente na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público e na valorização de seu magistério. o FUNDEF é composto por recursos do próprio Estado e de seus Municípios.
    Um dos grandes problemas do FUNDEF, foi o número de alunos beneficiados, estando envolvidos somente os alunos do ensino fundamental.
    O FUNDEB, foi aprovado em 20 de dezembro de 2006, cobrindo toda a educação básica, educação infantil ao ensino médio, educação profissional e a educação de jovens e adultos.
    Aluna:Letícia Rodrigues de Oliveira

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