domingo, 17 de fevereiro de 2013

Publicação na Revista Educação & Sociedade

Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo

Por Joana Peixoto e Cláudia Helena dos Santos Araújo

O presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico. 

Leia o artigo completo clicando aqui

2 comentários:

  1. Parabéns filha!

    Sua mãe Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amor. Só quem está ao seu lado sabe do seu esforço e dedicação. Continua sempre. Você tem o apoio da nossa família. E ainda vamos todos na sua defesa.

    Edmo Araújo

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!