terça-feira, 9 de outubro de 2012

Semana dedicada às crianças

Na verdade todos os dias nos dedicamos às crianças. Quem é mãe, Educador, Pesquisador sabe bem disso.
Nos dedicamos à compreensão dos aspectos de seu desenvolvimento, de sua infância, da luta contra abusos à crianças, lutamos contra o trabalho infantil, tentamos (como pais) estar mais próximos das nossas crianças.
Sabemos que nada disso é fácil. As cobranças do dia-a-dia nos impõe padrões de vida e comportamento que nos distanciam de momentos tão mágicos.
Ainda assim, vamos lutando e caminhando juntos por todas as crianças. Pense naquela que está em um orfanato à espera...e ela não desiste de esperar. Pense nas crianças que sofrem abuso físico e sexual. Nesse caso, sugiro uma mobilização maior dos poderes públicos e da sociedade.
Pense em todas as circunstâncias em que podemos ser úteis. Mas PENSE E FAÇA!
Não se trata de um post de auto-ajuda nem de conclamação política, mas de direcionarmos aquilo que podemos fazer (mesmo em nossos espaços de atuação, sejam profissionais ou não) para respostas alternativas e, quem sabe, se tornem políticas públicas.
O post sim é em defesa das CRIANÇAS e de ADOLESCENTES que nos esperam. Chega de crianças e adolescentes que estão com sérios problemas de depressão. Chega de Bullyng dentro e fora das instituições escolares.
Como professora, posso dizer: valorize
as construções de conhecimento de seus alunos bem como sua história de vida e interações sociais, entre outros.
Como mãe: mesmo que seu tempo não seja o que gostaria que fosse, lembre-se que quantidade não representa qualidade. Aproveite o momento, por inteira, ao lado deles.
Como pesquisadora: pesquisar a infância (tenho colegas que já atuam nesse campo) no sentido de políticas públicas, afetividade, desenvolvimento e aprendizagem.
Como cidadã...esse é meu dever e minha paixão.
Fico com a frase da música "Fico com a pureza e a resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita. Viver é não ter a vergonha de ser feliz...!"
Para ilustrar deixo a alegria dessa imagem de uma adulta com coração e alma da pureza da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!