terça-feira, 24 de julho de 2012

Escola: onde você está na Sociedade Informacional!?


Essa é uma boa pergunta a ser feita. 

Penso que os estudiosos da área já imaginam uma resposta quase instantânea: no centro dessa sociedade.

Mas se analisarmos melhor e estudarmos a partir de um olhar crítico, sem ingenuidade, perceberão que a escola caminha junto com essa sociedade. Não dá para termos um olhar simplesmente “fantástico” da tecnologia sobre a escola, mas sim de observamos que a tecnologia pode fazer para ser útil no processo educacional. Ela não é o cerne da questão. O principal da questão é pensarmos em uma educação de qualidade, mas sem achar que a “tecnologia” se tornou deus da escola e irá melhorar os índices de qualidade da educação brasileira.
Nosso grande problema é acreditar nisso. É não questionar! É aceitar os programas que o Ministério da Educação impõe sem questionar ou mesmo os softwares que surgem nas escolas sem analisar se realmente alcançam finalidades pedagógicas. Até mesmo os alunos não se interessam por determinados softwares ou formas de utilização da tecnologia na escola.
Perguntem aos alunos o que eles sugerem que possa ser interessante para utilização como complemento de conteúdo, por exemplo. Acredito que vamos ter ideias incríveis!
Outro grande mal da educação: dificuldade de ouvir alunos. Eles também têm voz e essa voz pode nos conduzir à boas ideias. Que tal considerarmos mais a opinião de nossos alunos!?
Outra questão: Antes de acreditar que a tecnologia é um fetiche da educação, sugiro que estudemos mais um pouco. Vamos ler sobre a teoria crítica. Estudar didática. Compreender primeiro os processos de ensino e de aprendizagem e como se dá a formação de conceitos dos indivíduos. Acho que já teremos um bom caminho pela frente.

Todas essas questões são novas e nos remetem a um debruçar sobre a Didática e suas particularidades.

Um convite: Vamos continuar estudando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!