domingo, 6 de maio de 2012

Pensamentos de Lívia Neiva sobre o uso do celular.


Lívia Neiva é educadora e mestranda em “Educação, Linguagens e Tecnologias” pela UEG.
Lívia Neiva é educadora e mestranda em “Educação, Linguagens e Tecnologias” pela UEG.
Já faz tempo que a Cláudia me convidou a colaborar com o blog!




Fiquei muito feliz com o convite e mas estava muito enrolada com um tanto de tarefinhas que já tinha assumido..hehehehe.
Escrever para mim não é uma atividade muito fácil. Preciso de tempo para refletir e pensar no conteúdo e no texto.

Mas, finalmente consegui reservar um tempinho para escrever e compartilhar com os leitores deste blog sobre meu tema preferido ... o uso do celular em contexto escolar!!!

Tema do qual será minha dissertação de mestrado em 2013! 

Para este primeiro post (viu só Cláudia??) queria provocar uma reflexão sobre  o quanto estamos educados para o uso dos nossos próprios aparelhos móveis?

Vamos pensar primeiro de forma geral para depois pensar dentro da escola...afinal, precisamos aprender a pensar a educação em todos os sentidos e em diferentes espaços, não é mesmo?

Levanta a mão quem sabe utilizar seu celular!!!

A Anatel divulgou recentemente a existência de 250 milhões de aparelhos celular em nosso país. A FGV divulgou a existência de 99 milhões de computadores. Então, se a maioria dos brasileiros não tem acesso ao computador, o contrário acontece com o celular. No mínimo, um aparelho celular existe nas mãos dos jovens e adultos brasileiros.

Quantas vezes o celular toca e a pessoa atende mesmo se estiver no teatro, no cinema, no consultório médio, dirigindo seu carro ou participando de congressos? Quantas vezes ao mesmo tempo em que assiste TV a pessoa comenta, curte e compartilha fotos, vídeos e frases pelas redes sociais? E esta “pessoa” tem que idade?

É freqüente a reclamação de professores e diretores sobre o mau uso do celular nas escolas e nas universidades. Em seus discursos, é sempre o aluno, que não sabe utilizar este aparelhinho. Inclusive a maioria das leis que proíbem sua utilização em contexto escolar são direcionadas aos estudantes. Mas, será mesmo que é só o aluno quem precisa aprender a utilizar esta nova e sedutora tecnologia?

O tema é polêmico e gera sentimentos que estão entre o amor, a obsessão e o ódio!!

E eu te pergunto e gostaria de receber seu comentário:

Como você tem utilizado seu celular? Em que lugares? Para que? Quanto tempo consegue ficar longe dele?

38 comentários:

  1. Obrigada Lívia pela excelente contribuição para nós leitores.

    Esperamos poder contar com suas escritas e reflexões sempre que possível.

    Abraços,

    Cláudia Helena
    Editora do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse texto é muito legal,interessante, e maravilhoso
      e assim a cada dia q passa estou aprendendo mas e mas com esse curso
      esse curso e muito bom!
      Todos tem um certo preconceito com ele, mas ele é muito bom e interessante.
      E assim eu entrei nesse curso por causa da minha mãe e hoje eu vejo q minha mãe tinha toda razão esse curso é muito bom!
      E assim a cada dia q passa estou aprendendo com esse curso e isso esta sendo um apredizado pra mim.
      Enfim é muito bom!
      E na boa gosto desse curso e vou até o fim e o dia vou dizer pra todos eu me formei em secretaria escolar e tenho orgulho de ser uma secretaria escolar!

      Rayane Apolinario

      Excluir
    2. Essa tecnologia veio com garra, e não podemos fugir disso, querendo ou não ele esta em todo lugar. Claro que não podemos viver apenas de celular ou computador. Mais a tecnologia existiu para nos ajudar,mais tem pessoas que não percebem isso, e enxergam a tecnologia como a razão de existência. Claro, sabemos que precisamos, para matar a saudade de alguém a distancia, para ter noticias e ate mesmo para nos informar sobre o mundo. Tudo em excesso faz mal, ate mesmo a tecnologia.Fica a diga!!!

      Excluir
    3. E verdade, sempre estamos dando uma espiadinha no celular, olhando um torpedo, vendo as horas jogando ou ate atendemos uma ligação em lugares impróprios.

      Respondendo a pergunta, uso sempre meu celular sim, e em todos os lugares, uso para praticamente tudo, e não consigo de forma alguma ficar longe dele.

      O celular podia ser também um objeto escolar,mandando um torpedo pra justificar um atraso, uma mudança de horário de ultima hora, alguma coisa que a professora esqueceu de falar, enfim sabendo usar de forma correta na escola ajudaria bastante.

      Grenna Gomes Matos
      1ano Secretaria Escolar

      Excluir
  2. Ótima abordagem, cara Livia... de fato, como cobrar dos nossos alunos o bom uso dos celulares se nem mesmo os próprios professores o fazem? Mas, de uma coisa podemos ter certeza... os celulares vieram para ficar, e quer gostemos ou não, eles sempre estarão lá, nos bolsos ou mochilas dos alunos, prontos para serem usados, assim que nos distrairmos em sala de aula! Portanto, se não podemos com o inimigo, que tal se aliar a ele?

    ResponderExcluir
  3. Ótima abordagem, cara Livia... de fato, como cobrar dos nossos alunos o bom uso dos celulares se nem mesmo os próprios professores o fazem? Mas, de uma coisa podemos ter certeza... os celulares vieram para ficar, e quer gostemos ou não, eles sempre estarão lá, nos bolsos ou mochilas dos alunos, prontos para serem usados, assim que nos distrairmos em sala de aula! Portanto, se não podemos com o inimigo, que tal nos aliarmos a ele?

    ResponderExcluir
  4. Para mim é um prazer colaborar com você, professora Claudia.

    E Prof. Suintila...sou sua seguidora! rs Já tem um tempinho que te acompanho pelo blog e pelas redes sociais! O tema é instigante e veio mesmo para ficar!!! E uma outra provocação que tenho feito junto aos educadores é: qual a diferença entre um tablet e o celular que está na sua mão e na do seus alunos???

    ResponderExcluir
  5. espero contribuir sempre professora Claudia!

    Prof. Suintila porque não aproveitar os recursos que já estão em sala de aula não é mesmo? Outra provocação que tenho feito junto aos educadores é: qual a diferença entre o tablet e o celular??? Além do tamanho da tela e do preço?

    o celular já está em nossas mãos!!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lívia. Não encontramos com facilidade professores que queiram utilizar o celular com possibilidades pedagógicas e, os poucos que encontramos, afirmam ter grandes dificuldades para encontrar aplicativos que consigam atender suas necessidades e, ao mesmo tempo, funcionarem nos celulares de nossos alunos de escolas públicas que , em sua maioria, tem celular e ainda não possuem smartphones. Sinto falta de um Espaço Onde possamos trocar experiências e conhecimento. Divulgar aplicativos que estão por aí, mas não atendem a esse aluno não motivará professores resistentes ao uso pedagógico do celular. Quem sabe consigamos nos unir e começar a divulgação e o processo de transformação? Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Livia, como vai? Seu questionamento é muito interessante. O telefone celular, desde seus primódios - quando era um tijolo pesado - sempre foi algo inovador e deslumbrante! A mobilidade encanta e, aos poucos, com todos os recursos que foram sendo adicionados aos celulares, esses aparelhos tornaram-se uma ferramenta espetacular! Tanto para o nosso dia a dia como para a própria educação! Os smartphones, então, nem precisamos falar, certo? São computadores que temos em nossas mãos 24h por dia, 7 dias por semana: nos dão acesso ao mundo. Frente a esse cenário é preciso que haja um policiamento em relação ao uso dos aparelhos, afinal, eles levam, como você bem colocou, à paixão e ao ódio, exatamente pelo vício e dependência que causam.

    O papel do educador deve ser alertar os alunos sobre os limites que devem existir quanto ao uso do celular e claro, reconhecer os benefícios que esses aparelhos podem trazer em sala de aula. Uma proposta interessante seria desenvolver atividades de vídeo, por exemplo. A ferramenta já está nas mãos dos alunos, vamos explorar!

    ResponderExcluir
  8. Ola Teresa.
    Conhecemos bem as resistencias... penso que faz parte do processo.
    Optamos pelo uso dos recursos livres de tarifação como a calculadora, agenda, camera de foto e video,compartilhamento de arquivos por bluetooth ou infravermelho. Não precisa de smartphone para isto!
    São muito as possibilidades e já existem grupos de reflexão sobre elas.
    Junte se a nós!

    ResponderExcluir
  9. Ola Teresa

    Junte-se a nós!
    Já existem varios professores testando as ferramentas livres de tarifação e, digamos, básicas na maioria dos aparelhos.
    seria ótimo se pudessemos trabalhar sempre com telefones inteligentes. Mas não é a nossa realidade não é mesmo?

    por isto utilizamos ferramentas como a calculadora, a agenda, as cameras de video e fo
    to, o bluetooh e a gravação de voz. Dá pra fazer coisasa bem interesssantes, quando bem planejadas, claro!
    Você já visitou o blog do professor Suintila?www.seraoextra.blogspot.com
    Tem exemplos interesssantes sobre o uso dos recursos offf-line!

    ResponderExcluir
  10. Nem sei se precisamos aplicativos para usar o celular para ensinar.... pode ser mas pensava nele mesmo,com o que possui de mais simples, falar e escrever...gosto dessa discussao, pena que nao consigo participar sempre. Abracos
    Mirza

    ResponderExcluir
  11. Olá Caderno do dia!
    Obrigada pela colaboração.
    :-)
    Acredito que todos nós, educares, pais, mães, jornais, tvs,rádios e tantas outras pessoas e instituições que também são responsáveis pela educação, precisamos todos aprender e explorar este aparelhinho para usos saudáveis e criativos!
    Somos nós quem damos sentido a estas inovações tecnológicas, não é mesmo?
    :-)

    ResponderExcluir
  12. Devemos usar o celular de forma educada pois tudo tem seu tempo e lugar

    ResponderExcluir
  13. aproveitar os recursos que já estão em sala de aula não é mesmo? Outra provocação que tenho feito junto aos educadores é: qual a diferença entre o tablet e o celular??? Além do tamanho da tela e do preço?

    o celular já está em nossas mãos!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que o celular é muito utilitário ao nosso meio em que vivemos pois precisamos deles para comunicar, mais devemos saber exatamente o local o horário que devemos usa-lo. Eu já tive um experiência com isso, eu estava na igreja e o celular da mulher tocou no meio da consagração da hórtia a mulher passou o maior mico por não ter deixado o celular no silencioso.
    Quando um celular toca na sala de aula tira á atenção do educador todinha e a atenção dos alunos que estão prestando atenção no que esta sendo ensinado. E corta totalmente o conhecimento..
    Leonardo Gomes Costa, aluno de 1ºano de secretaria escolar da IFG campus Anápolis.1

    ResponderExcluir
  15. Hoje estamos em uma nova era da tecnologia, onde não se deve ser proibida o uso, mas sim usá-lo a favor da educação, os professores devem saber utilizar a tecnologia para ensinar, para fazer com que as aulas fiquem mais interessantes sem deixar o foco da aula de lado. As pessoas também devem ter a consciência do lugar e de quando devem usá-los, essa prática não é questão de disciplina e sim de educação e respeito com os demais.
    Aluna: Gracielle Tais

    ResponderExcluir
  16. Usar celular tem o tempo certo ea hora certa.

    Ruth Ellen Borges .

    ResponderExcluir
  17. Eu utilizo o meu celular em todos os lugares onde vou nunca esqueço dele pois acho ele uma ferramenta essencial para se comunicar.pois é falei que nunca esqueço o meu celular mas em ambientes escolares de aprendizagem,em igrejas eu coloquo no silencioso e se alguém ligar para mim eu não atendo agora quando penso que é uma pessoa inesperada como alguma coisa que eu me escrevi,entrevistas de empregos agora quando são coisas que não me levam a nada eu não atendo. eu nunca ficou longe do meu celular pois é um meio muito bom de comunicação e pode me ajuda de forma bem reflexiva e eu achei muito importante a forma em que a Livia trouxe nos como a gente esta utilizar o celular pois a gente utilizada de forma tao errada em termos e ela trouxe a nos que temos que desconfiar com as formas erradas que estamos fazendo.

    Elias de Souza Silva

    ResponderExcluir
  18. foi um tema muito legal se ser abordado..
    pois eu apoio o uso de celular: mas depende muito da ocasião, do lugar...
    precisa muito de ter responsabilidade para usar o mesmo.
    muitas pessoas trocam amigos por celular, deixam de fazer suas obrigações e vivem somente para o celular; como se somente existisse o mundo eletrônico (celular):
    por isso RESPONSABILIDADE e saber diferenciar é muito importante!

    Lorraynne Pereira Faria: Secretaria Escolar:

    ResponderExcluir
  19. o celular também ajuda na comunicação entre o professor é o aluno.leonardo gomes costa

    ResponderExcluir
  20. Oi gostei muito do assunto hoje em dia todo mundo tem um celular e não vive sem ele eu mesma uso meu celular 24 horas mesmo sendo para ligações para mensagem internet e outros na sala de aula em casa em todo o lugar quando estou dormindo e o único momento que sei ficar sem o meu celular eu acho que os professores poderiam usar isso a favor deles como usando o celular de uma maneira na qual seja útil na sala de aula e ate mesmo para o nosso aprendizado sendo assim teria menas reclamação dos professores e melhora no meio.


    aluna: Raissa Ribeiro Barbosa 1° ano secretaria escolar

    ResponderExcluir
  21. Hoje em Dia Dificilmente Ficamos Sem um aparelho eletrônico. mais tem pessoa que abusa do uso em lugares inapropriados . O uso de celulares nas escola e faculdades deveriam ser só em caso de Urgência . Pois não tem Motivo de ficar mexendo No Celular em sala de aula.Deveria Ser Proibido pois alem de prejudica os alunos que querem a prender atrapalha a aula . Alis o uso excessivo pode causar lesões. A persistente dor na nuca ou no polegar pode ter como causa o constante ato de escrever mensagens de texto pelo celular ou o hábito excessivo de olhar a tela desses aparelhos. E pode provocar ate um câncer Pela Radiação que o celular transmite. nos não Podemos impedir que utilizem demais o celular. mais aconselhar que não utilize com exceção .

    Aluno : Igor Ribeiro Cassioli

    ResponderExcluir
  22. o meu celular é pra mim muito importante ele esta comigo em todos os lugares que eu vou eu utilizo o meu celular para fazer ligações e conversar com os meus amigos por mensagens,eu consigo ficar longe dele por muito tempo ele ñ é a coisa mais importante mas tem um grande papel em minha vida.
    tem jovens que utiliza o celular de forma muito errada,para fazer coisas que prejudicam muitas outras pessoas.
    o celular e de modo uma grande forma de comunicação que nos é muito útil em todos os termos.
    temos que usar o celular de foram correta para a cada dia ele nos ser mais útil e utilizado.
    eu não sei como seria minha vida sem meu celular.
    mikaelle
    sécretaria escolar

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que o celular é muito utilitário ao nosso meio em que vivemos pois precisamos deles para comunicar, mais devemos saber exatamente o local o horário que devemos usa-lo. Eu já tive um experiência com isso, eu estava na igreja e o celular da mulher tocou no meio da consagração da hórtia a mulher passou o maior mico por não ter deixado o celular no silencioso.

    ResponderExcluir
  24. O celular ele é proibido por um porque, e acho que esse porque é algo importante, pois ninguém pŕoibiria algo se não prejudicasse, o celular é algo bom, de fácil acesso, mas como tudo nada vida, tudo que é de mais passa, o celular na escola prejudica. Você não fica com o celular nas mãos só pra olhar horas, quando você esta com o celular você quer mandar sms, quer ligar ,quer jogar,ouvir musicas etc... porem seu uso na sala de aula durante explicações, tarefas, e atividades interativas atrapalha e muito, eu sei disso porque sou jovem, atualmente estou sem meu "melhor amigo" meus pais resolveram não me dar um celular por enquanto, pelo mal uso dele estou aprendendo as duras penas, porem compreendi que tudo exagerado prejudica, estou me acostumando a ficar sem. O celular é importante mas seu mal uso prejudica e muito e num prejudica só o aprendizado prejudica também a saúde.Por isso devemos controlar o uso desse amiguinho inseparado.
    Laís Cristina Régis Dutra .
    Ifg
    1 ano Secretaria Escolar

    ResponderExcluir
  25. eu acho muito enterressante , porque realmente agente atendems os celular as vezes em lugares que nao pode . hoje em dia a tecnologia e avançada os celular tem internet e conversamos com as pessoas , comentamos fotos e publicamos , ao mesmo tempo , todos os tipos de idades hoje em dia tem celular ! Eu uso na escola , em casa , na rua em todos os lugares que vou e o levo . Para ligar , manda mensagem , entrar na internet , tirar foto , ouvir musica , etc ... Nao consigo ficar muito tempo sem ele , uns 15 mim no maximo !
    Amanda Moura !

    ResponderExcluir
  26. o meu celular é muito importante para mim, eu uso ele em todos os lugares e eu o uso para escutar musica, mandar e receber ligações e mensagens, eu não consigo ficar sem meu celular eu me sinto vazia. eu levo meu celular pra a escola mas eu não o uso de forma a atrapalhar as aulas, eu levo por precaução, caso aconteça algo. mas já vivenciei muitos casos de que os alunos usam os celulares para atrapalhar as aulas ou fugir delas, colocando fones de ouvido. minha opinião é que os alunos podem até levar os celulares para a escola mas não os utilize sem necessidade.
    amanda loyane.
    secretaria escolar.

    ResponderExcluir
  27. O celular ele ajuda muito pras pessoas se comunicarem, mais o celular tem que ser usado na hora certa e no tempo certo ,e se ele e usado em sala de aula isso ja e uma falta de educação.

    Ruth Ellen Borges. 1ano Secretaria Escolar.

    ResponderExcluir
  28. o uso indevido do celular,mostra o quanto vivemos em uma sociedade um tanto desrespeitosa.porém a educação deve andar de mãos dadas com a tecnologia, o seu uso pode ser conciliado a aprendizagem, e pode até chamar a atenção dos alunos com uma aula mais dinâmica.



    aluna: Celyane Michele

    ResponderExcluir
  29. Nossa ótima abordagem da Lívia, nós "Alunos" muitas vezes não sabemos fazer o bom uso do celular, e ao mesmo tempo sabemos! O uso do celular em muitas escolas é proibido! Diferente do IFG que podemos usar de forma que não atrapalhe as aulas e que também não atrapalhe a nossa aprendizagem! Sempre procuro ter cuidado com o uso do celular sempre coloco no modo silencioso, e acho que todos os alunos de todas as escolas deviam fazer o mesmo! Quem sabe assim as escolas se posicionam e liberam o uso do celular!É claro que só cabe a nós fazer o uso do celular correto! E é claro na minha opinião devemos andar acompanhados do celular, como temos vários relatos de pessoas que se livraram de algo ao fazer uma breve ligação! Sem contar as denuncias que podemos fazer através dele para ajudar o próximo!
    É de suma importância o celular em nossa vida. Tento imaginar como seria os nossos dias de hoje sem o celular!? Será que viveríamos tão informados? e a natura como fica nessa situação! São milhares de celulares fabricados todos os anos. Será que não estamos fazendo mal ao meio ambiente? E o descarte desses celulares? será que estamos fazendo correto?! acho que devemos refletir um pouco!
    =]
    By:Kenny Stephanny

    ResponderExcluir
  30. Creio que o celular é uma tecnologia muito bem vinda a todos os momentos em nossa sociedade e no nosso dia a dia, entretanto precisamos ter o bom senso, precisamos pensar que o celular é uma ferramenta útil mais quando você estiver em um lugar como por exemplo uma sala de aula, um seminário, a igreja, de certa forma em lugares públicos em geral devemos utiliza-lo no modo silencioso para não atrapalharmos a apresentação das pessoas, e também por uma questão de educação.

    Aluno: Benício Pereira da Silva.
    C.T.I. Secretaria Escolar.

    ResponderExcluir
  31. Que bacana ler tantos comentários e com tantas abordagens! Vocês estão atentos a tudo hein? Lembraram da proibição; da necessidade da responsabilidade e do bom senso no uso das tecnologias; da questão do meio ambiente com os descartes de tantos eletrônicos e da questão da saúde, que é uma outra polêmica que o celular nos apresenta e que até agora não temos comprovação.

    Tentei fazer uma síntese dos argumentos apresentados. O assunto e a tecnologia são muito novos. È natural termos mais perguntas do que respostas. Selecionei algumas frases e dividi em questões, dicas e problemas.

    [black]Questões apresentadas:

    “hoje em dia todo mundo tem um celular e não vive sem ele"
    "ferramenta essencial para se comunicar"
    "ele está comigo em todos os lugares que eu vou"
    "tem pessoa que abusa do uso em lugares inapropriados"
    "tem um grande papel em minha vida"(e terá cada vez mais)

    [black] Dicas:

    “Usar o celular de forma educada pois tudo tem seu tempo e lugar”
    “Usar celular tem o tempo certo e a hora certa”
    “Em ambientes escolares de aprendizagem, em igrejas, coloque no silencioso e se alguém ligar, não atenda, retorne depois, quando puder”
    “Precisamos dele para comunicar, mas devemos saber exatamente o local o horário que devemos usá-lo”
    É questão de disciplina, educação e respeito com os demais;
    “Precisa muito de ter responsabilidade para usá-lo, por isso RESPONSABILIDADE e saber diferenciar é muito importante”
    “Precisamos ter o bom senso”! (SEMPRE)

    Problemas:

    Quando um celular toca na sala de aula tira a atenção do educador todinha e a atenção dos alunos que estão prestando atenção no que esta sendo ensinado

    O celular é importante, mas seu mau uso prejudica e muito. Não só prejudica o aprendizado como também a saúde. E pode provocar ate um câncer pela radiação que o celular transmite. (?)

    Aonde descartar os aparelhos?

    ResponderExcluir
  32. Pequenas considerações

    Teci alguns comentários com a opinião apresentada por vocês. O que está em itálico, são frases escritas por vocês, ok?


    "Essa tecnologia veio com garra, e não podemos fugir disso, querendo ou não ele esta em todo lugar" só precisamos, todos, aprender a usar. "Tudo em excesso faz mal, até mesmo a tecnologia" é bem por ai mesmo. Só acrescentaria que "tudo" sem instrução, sem pensamento direcionado, sem mediação... faz mal. : ) já provamos que aprendemos a mexer rapidamente nestes aparelhos, mas será que estamos sabendo o que fazer com tanta possibilidade de comunicação?

    "sabendo usar de forma correta" qualquer tecnologia pode ajudar, em qualquer lugar, na escola, em casa, no trabalho, no trânsito ou no consultório médico.


    "Quando um celular toca na sala de aula tira a atenção do educador todinha e a atenção dos alunos que estão prestando atenção no que esta sendo ensinado". É isto mesmo que anda acontecendo, especialmente, quando utilizamos o celular sem respeito, sem combinação, sem diálogo.

    O celular é uma tecnologia que traz muitos desafios para quem quer ensinar e para quem deseja aprender. Da mesma forma que ele pode ajudar a distrair, ele também pode ajudar a aprender mais e em qualquer hora, dentro ou fora da sala de aula.


    São muitas as dúvidas dos professores sobre sua utilização. Mas, aqueles que estão conseguindo trabalhar com o celular em sala de aula contam que a primeira coisa que fazem é combinar com a turma a hora e a forma em que ele poderá ser utilizado.

    Alguns professores já estão utilizando o celular como ferramenta pedagógica e já tem escola "mandando um torpedo pra justificar um atraso, uma mudança de horário de ultima hora, alguma coisa que a professora esqueceu de falar" entre outras atividades.


    Penso que a questão não é proibir, mas a prender a usar! E volto a insistir, não são só os professores, muito menos só os estudantes quem precisam aprender! Todos nós precisamos nos auto educar para tirar melhor proveito do celular.


    Os professores, “devem saber utilizar a tecnologia para ensinar, para fazer com que as aulas fiquem mais interessantes sem deixar o foco da aula de lado" e os alunos
    precisam aprender que existe uma hora certa para ligar e futricar no celular. Precisamos nos auto-educar e nos auto-acalmar. Aprender que, se não atender ou não responder a mensagem, IMEDIATAMENTE, ficará tudo bem. Porque haverá tempo para enviar SMS, responder email ou compartilhar arquivos. Não precisamos ficar disponível o tempo todo e IMEDIATAMENTE. Os amigos, os namorados, os pais, as mães, as tias, também precisam aprender que, se não atendemos NAQUELA HORA, é porque não podíamos. É uma questão de respeito com a gente mesmo e com os demais.


    Hoje estamos em uma nova era da tecnologia, onde não se deve ser proibida o uso, mas sim usá-lo a favor da educação. As pessoas também devem ter a consciência do lugar e de quando devem usá-los, essa prática é questão de disciplina, de educação e respeito com os demais!


    só cabe a nós fazer o uso do celular correto!com responsabilidade e bom senso!

    ResponderExcluir
  33. O celular é como se fosse uma extensão de mim. Sempre ao meu lado.No trabalho utilizo muito no perfil silencioso e retorno a todas as ligações. Verifico e-mails, ouço músicas, etc... Acredito que seria mais evolutivo se todos nós educadores utilizássemos esse aparelho como aliado como metodologia no ensino aprendizagem. E a Lívia é uma especialista nessa área! O uso individual do celular pode ser um meio de diálogo intergeracional na sala de aula, como é em nosso cotidiano. Quem sai ganhando somos todos nós!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Lívia!!!
    Ninguém melhor que você pra conduzir essa abordagem sobre o uso do celular. Creio, que seja, muito oportuno o uso do celular nas escolas porque é algo que prende o interesse dos alunos e que todos realmente tem acesso e, além de tudo é de fácil manuseio. Acho que as escolas tem mesmo que trabalhar com aquilo que os alunos demonstram interesse e do qual não se separam mesmo! Fazer do celular um aliado na aprendizagem escolar é positivo em todos os aspectos e é atribuir-lhe um uso mais consciente e útil .Não fico sem o meu celular um minuto sequer, na verdade, parece que falta algo em mim se fico sem ele(rsrsrs)... interajo com minha família, com mídias sociais, ouço músicas, etc. O celular, na minha opinião, passou de simples aparelho para companhia inseparável!

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!