quarta-feira, 11 de abril de 2012

Refletindo...Normas no cotidiano - Turma Sec. Escolar - Dir. Adm. do Trabalho


Olá turma animada do 2º ano do IFG - Campus Anápolis, Téc. em Sec. Escolar, disciplina de Direito Administrativo do Trabalho!
Conforme combinamos, aguardo aqui as publicações de vocês nos comentários com a seguinte atividade:

"No cotidiano de nossas vidas nos deparamos com a existência de diversas normas, escritas ou não. Reflita e escreva um texto (máximo de 10 linhas), com suas palavras, sobre qual desses tipos de normas são para você mais importantes. Justifique". 

Aguardo os comentários de vocês com os textos. E comentem também os textos das colegas de vocês. Vamos lá!

Abraços,

Profa. Cláudia Helena
Obs.: Coloquei esse post também em uma página a parte no meu blog para que não misture com os outros posts. A página se chama IFG. Basta clicar e participar!

22 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Já temos comentários aqui no blog na página IFG. Vejam lá e comentem também.

    Bom final de semana!

    Abraços,

    Profa. Cláudia Helena

    ResponderExcluir
  2. Onde Houver o convívio entre indivíduos haverá normas para a melhor organização dos mesmos. Normas que irão se caracterizar ao serem impostas ou apenas adotadas. Estas que podem se de gênero jurídico, moral, técnico, religioso, entre outros.
    Dentre as diversas normas existentes as que se apresentam mais importantes são as jurídicas. Por serem de principio social quando ignoradas provocam a punição.
    As normas jurídicas contam com o poder do estado para se impor sobre os sujeitos enquanto que as não-jurídicas contarão apenas com o ponto de vista e a crença de cada qual .

    Larissa Karolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa Karolina

      Verdade. Onde houver convívio social haverão normas sejam sociais ou técnicas. Vi que considera as júridicas as mais importantes, mas será que as demais normas não ajudam a "valorizar" de certa forma o cumprimento das normas judíricas?
      Abraços,
      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
    2. Creio que sim professora, e agora analisando melhor parece que cada norma tem sua contribuição uma na outra, é claro que para o cumprimento da jurídicas por exemplo outras normas estarão envolvidas, mas citei-as como mais importantes devido a punição em que os sujeitos podem receber à não cumpri-las , o que para aqueles que não tem coragem para desafiá-las se tornam um obstáculo.

      Larissa Karolina

      Excluir
  3. As normas mais importantes ao meu ver,são as jurídicas,pois são garantidas pelo estado,e tem o objetivo de promover a justiça ,mesmo não sendo tão satisfatória como desejamos,ela é muito importante para que se tenha ordem na vida em sociedade,e para a existencia do direito,ela se diferencia das outras porque quando não são cumpridas há punição.

    Karlla Helloysa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlla Helloysa!

      Parece que a opinião da maioria das colegas é sobre a importância das normas jurídicas em detrimento de existirem leis que consideram a punição. Porém, deixo o mesmo questionamento para você: Será que as demais normas não ajudam a "valorizar" de certa forma o cumprimento das normas judíricas?

      Abraços,
      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
  4. Todas as normas são essenciais, as normas técnicas são importantes para determinar regras, as normas sociais nos ensina a comportar diante da sociedade. Porém, para mim, a que mais se destaca são as normas religiosas, porque com essas normas podemos evitar qualquer tipo de infração contra as outras normas, por exemplo, ela pode evitar que o indíviduo se comporte contra a sociedade, contra a moral de uma pessoa, assim também evita a indiciplinagem na vida social.

    Mariana Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Que interessante seu ponto de vista. Você considera as normas religiosas mais em destaque pois elas podem evitar atos de infração e contribuir para o que o indivíduo se comporte em sociedade. Muito bom...
      Amanhã continuamos nossa conversa...

      Abraços,
      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
    2. Mariana é verdade o que você diz em seu comentário, porém as normas religiosas só serão validas para aqueles que creem nela, e considerando que muitas pessoas não possuem uma crença,uma religião , ou coisa do gênero estes indivíduos não terão as normas religiosas como base. Sendo assim elas se aplicariam apenas nos que creem nelas, independentemente de religião. Concorda ?

      Larissa Karolina

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Dentre as várias normas, considero as morais mais importantes. Elas auxiliam em uma ordem ou em uma uniformização, podem facilitar e complicar as relações sociais. Mas considero as importância das normas morais porque elas são um bom começo de se entender as sociedades, elas se tornam a base de um convívio e isso deve ser reconhecido, também me impressiona a variedade de formas de se impor normas morais, cada sujeito com sua individualidade, cada um com seu jeito de formar uma norma.

    Gabi Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi

      Você me fez uma questão ao afirmar que cada um com seu jeito de formar uma norma. O que você pretende dizer com essa afirmação?

      Vamos conversando...

      Abraços,

      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
    2. A minha intenção foi dizer que um sujeito aplica a norma moral uma forma que ele entende, é como se cada um interpretasse e passasse a frente a norma com um pouco dos seus valores e das suas opiniões a respeito...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. De todas as normas existentes a que considero mais importante é a Jurídica pelo fato de trazer consigo o direito de nós cidadãos, cidadãos que pagam seus impostos e merecem ser tratados como tal. Infelizmente vivemos em um país onde a classe social implica na forma que somos tratados juridicamente e socialmente e por esse fator nossos direitos não são levados ao "pé da letra".

    Amanda Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda

      Você nos levou ao fato (e que fato) dos impostos que pagamos e que mesmo assim, não temos nossos direitos cumpridos.
      Outro dado foi sobre a classe social. Ou seja, somos tratados conforme a classe social a qual pertencemos (Assim rege nosso Páis capitalista, não é!?). Mas para você, Amanda, o que é classe social e o que ela representa para você?

      Abraços,
      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
    2. Achei interessante o ponto onde a execução (até mesmo o conhecimento) do direito está ligada a classe social. Isso implica que a visão de que direito está distante, só para quem vai estudar ou está na área caia por terra. A gente pode relacionar esse aspecto de direito com nossa realidade, como algo mais palpável (:

      Excluir
  9. Todas as normas são essenciais , cada uma defende o direito do ser humano. A jurídica por exemplo ajuda a defender a sociedade por mais que nem sempre seja justa na decisão tomada mas , tenta resolver o problema dando razão a alguma das partes.
    A moral para mim é a mais importante , pois vem do caráter da pessoa , por mais que ela faça coisas erradas ela tem consciência do que é certo e do que é errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Renata?

      Será realmente que as pessoas têm consciência do que é certo ou errado?

      Vamos conversando...

      Abraços,

      Profa. Cláudia Helena

      Excluir
    2. eu acredito que sim ,pois hoje em dia há muitos meios de comunicação que nos orienta , e a própria cultura ensina o que é errado e o que é certo . Por exemplo : Se um pai for assassino o filho não necessariamente se torne um assassino .
      Abraços ,
      Renata Lima

      Excluir
    3. Concordo com a professora renata, creio que hoje em dia a consciência não significa para todos o mesmo que significa ao dicionário. Estudos e pesquisas afirmam em muitos casos, problemas ou doenças para justificar atos como assassinatos, é claro que conhecemos vários atos em que a intenção foi realmente matar por exemplo e o sujeito tem plena consciência disso, mas e quando em certos casos a ciência provar que não ?
      Concordo com você no exemplo do pai e do filho ! (:

      Larissa Karolina

      Excluir
    4. Também considero as normas morais mais importantes, como já disse acho que elas carregam a particularidade de cada um, e concordo com a Renata no aspecto onde a norma vem do caráter da pessoa, digamos que ela é mais moldável, com maior capacidade de adaptação. Quanto ao que é certo ou errado, essa questão é mais profunda, tenho pra mim que vai depender da criação da pessoa, mas também da sua convivência, das suas influências... Acho que a distinção entre certo ou errado é construída ao longo da vivência ;)

      Excluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!