sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Novo texto: Livroclip@ Que livro é esse?


É interessante como se ouve falar em livroclips no mundo do ciberespaço. O livroclip[1] surgiu em 2006 e é uma tecnologia desenvolvida pela equipe da produtora Canal do Livro que tem por objetivo oferecer um conjunto de soluções digitais para a criação e distribuição de animações baseadas em livros para todos os meios eletrônicos, como internet, cinema e TV. Trata-se de uma literatura em movimento, um conjunto harmônico e interativo de letras, história, cultura, vídeo, imagens e sons. 
Para o funcionamento do livroclip são necessários elementos como animação, imagens e som, roteiro, consultoria pedagógica, resultados e divulgação. Sua criação foi justificada a partir de uma pesquisa realizada em 2002 que apontou a crise dos livros e apresentou o dado de 70% dos leitores considerarem os livros como uma mídia antiquada, 85% não considerarem os livros uma atividade de entretenimento como o cinema e a TV e apresentou o brasileiro como aquele que lê pouco porque tem dificuldades de acesso ao livro.
O livroclip está sendo pensado por sua equipe de criação do Canal do Livro em parceria com o Educarede - um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas[2] - como uma ferramenta pedagógica que pode proporcionar um caminho de aprendizagem mais seguro para pais, alunos e professores, pois os alunos poderão observar os principais atrativos da obra em um curto espaço de tempo, realizar resumos audiovisuais de temas pedagógicos importantes, ter uma experiência sensorial, assistindo a um pequena espetáculo audiovisual. Entre os usuários do livroclip, destacam-se as editoras, os escritores, as livrarias, as escolas, as faculdades, as empresas de telefonia e os portais de acesso à internet. 
Tudo isso faz parte de uma nova modalidade de leitura que adentrou o mundo da internet: a leitura digital. 
 
Leia o texto na íntegra clicando na página ARTIGOS ou então, clicando aqui.
Texto apresentado no Salão do Livro Infantil realizado no Centro de Convenções em Goiânia/GO em 2008.


[1] Conforme informações disponíveis no site http://www.canaldolivro.com.br.
[2] Informações encontradas no site www.educarede.org.br.

2 comentários:

  1. É bem bacana! sempre indico aos educadores com quem trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Evolução, sem dúvida, mas por enquanto, para o livro infantil ou "best sellers" sem muito conteúdo. Algo mais intelectual exige INTERPRETAÇÃO, e aí as coisas variam conforme o leitor.
    a mídia para o livro tradicional, realmente, é antiquada, mas para mudarmos´faz-se necessário dispor de bons e baratos "e-readers".
    _Abraço.

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!