segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quer saber mais sobre Pensamento e Fala na criança? Sugiro que leia esse post

A fala da criança antes dos dois anos se apresenta separada pelo pensamento e fala. Porém, um momento importante para elas é quando aos dois anos, tanto o pensamento quanto a fala começam a se unirem, gerando comportamentos diferenciados nas crianças. Esse momento ocorre por volta dos dois anos de idade. Pode-se dizer que é quando a criança começa a apresentar uma curiosidade repentina pelas coisas e uma ampliação de seu vocabulário, do desejo de conhecer novas palavras. 
Momento em que as crianças estão curiosas observando objetos ao redor

Isso é muito rápido e um exemplo prático seria observar nas crianças o momento em que começam a questionar e perguntar o que são as coisas que vê, que observam, que ouvem ou mesmo que vêm nos livros infantis. Desse modo, um exemplo que poderia dar foi ontem com minha filha:
Gabriela me perguntou ao ouvir uma música que falava as palavras muralha e deserto: Mamãe o que é muralha? Tentei explicar...Em seguida, a nova pergunta: E o que é deserto? Novamente tentei explicar...Ela me questionou: Mas lá não tem nada? Como assim? Nesse momento, com todo respeito, saudades dos ensinamentos do Vygostky, de partir do concreto para o abstrato. Mas prometi mostrar a ela imagens de muralha e de deserto. Isso significa partir do concreto para o abstrato.
Desenho feito pelo Pedro (2 anos) utilizando massinha e E.V.A
Desenho feito pela Gabriela (4 anos) utilizando massinha e E.V.A

Apenas tentando relacionar meus estudos com o cotidiano que vivemos e observamos. E acho que ajuda também mães, professores ou quem se relaciona com crianças a compreender um pouco dessa fase.


Por Cláudia Helena dos Santos Araújo
Doutoranda em Educação – PUC/Goiás

3 comentários:

  1. Adorei o post! A Mariana esta exatamente nessa fase. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine!

      Que prazer receber seu comentário aqui. Obrigada! Como mães e pedagogas sabemos da importância de reconhecer as fases da criança, o seu desenvolvimento e a importância de acompanhar e ajudar nesse processo.

      Amei receber sua visita e contribuições.

      Abraços,

      Cláudia Helena

      Excluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!