quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estudando e escrevendo...quer me ajudar? Aceito! Obrigada...


Escrever sobre Pensamento e Linguagem...

Ao tomar um café e ler meu companheiro de diálogos, meu livro, ouvi a conversa das jovens (adolescentes) na mesa ao lado.
Como estava lendo justamente que podemos encontrar a unidade do pensamento verbal no significado da palavra, tentei pensar para além das palavras, para os gestos. Elas riam muito, falavam pouco, mas as poucas palavras estavam intrinsecamente carregadas de significados. Os gestos eram muitos desde balançar os cabelos e rir sempre. Analisei os objetos que aqui considero simbólicos – o pedido não foi o clássico café expresso, mas um chocolate gigante.
Observando que a comunicação é a função primordial da fala, considero a hipótese elencada por Vygostky de que “o meio de comunicação era o signo (a palavra ou o som) (2008, p.7)” e que, por meio da ocorrência simultânea da palavra e do som pode-se transmitir conteúdos aos seres humanos.
Retomo ao exemplo não muito clássico dessas jovens. Se comunicando por meio quase que apenas de sons e gestos, palavras e raramente frases. O importante era sorrir dos signos implícitos nesse grupo.
O comportamento e a atividade desse grupo de jovens conseguiram refletir, de certo modo, um pensamento verbal.
Acho que é isso aí. Por esses momentos informais iniciam meus estudos – observação do comportamento humano.

Quer saber? Acho que senti vontade de simplesmente rir com esse grupo e expressar o mínimo de palavras e o máximo de signos.


Por Cláudia Helena dos Santos Araújo

VYGOSTKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Um comentário:

  1. Fantástico!!

    Impressionante pra gente quando o conhecimento que adquirimos em livros, teorias et alli casa perfeitamente com o que vemos no dia a dia! =)

    Dá uma sensação de lucidez tremenda! ^^ rs

    Maravilhoso... =)

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!