terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Educação Estadual em Goiás: Luto ou Vergonha!?

Creio que a Educação Pública Estadual está de luto em Goiás.
Hoje ainda, ouvi de uma professora que,  dedicou a vida inteira a estudar, aperfeiçoar, especializar com o objetivo de melhorar sua prática, que ganhou seu presente de Natal: Perdeu sua titularidade pois a mesma foi, de forma autoritária, incorporada aos seus vencimentos. 

Tal ato conseguiu desvalorizar aquilo que tanto buscamos: a formação de professores.
 
ACHO QUE A PALAVRA CERTA NÃO É LUTO, É VERGONHA!!!

Vergonha diante dos professores, alunos, pais, todos os atores escolares, ou seja, diante da população que, de forma ingênua, utilizou seu voto, quem sabe, de forma errada...
Mas quem mesmo é o Educador que esta por trás dessas "pseudo boas iniciativas" para a Educação!? Desculpem meus amigos, acabei de lembrar-me, temos é um economista, administrador, sei lá...Ou estou enganada!?
Lutem para não serem tomados pelos alienígenas da mídia. Eles querem te ver alienado!
A mídia e um espaço representativo de opiniões. Pensando de forma democrática, como normalmente se apresentam os candidatos a nos representar nas diversas esferas públicas, seria justo e democrático que os professores da Rede Estadual de Educação tivessem seu espaço na mídia de forma igualitária. Ocorre que isso demanda dinheiro (qual mesmo está sendo usado para tantas propagandas na televisão ? #curiosidade de cidadã) e, bem provável, eles não tem nem o dinheiro e nem o mesmo espaço para apresentarem a Educação no Estado de Goiás.
 
TOMEM CUIDADO! NAO ACREDITEM EM TUDO QUE LÊ OU OUVE.
 
Jargões como "Projeto do governo não prevê perdas salariais de professores"
Refletindo: O que o governo considera como "perdas salariais"?
Olha essa:."Professor valorizado - governo paga salário acima do piso nacional"
Refletindo: Eles sabem o que e piso nacional? E outra: incorporando as gratificações, dessas modo, com certeza, sairá na frente de outros Estados. Pior de tudo: nos passando mais vergonha.

Lembrando que a mídia não tem culpa de nada que está acontecendo. Ela está sendo paga e como boa capitalista e serva de poderes...divulga o que pagam e mandam.

Prefiro ficar com a frase do vídeo: VOCÊ ESCOLHE NO QUE ACREDITAR!


Apenas a título de lembrete: esse ano temos eleições. Vamos usar o instrumento democrático do voto para escolher políticos preparados e com desejo sincero de servir a população. Engraçado que esse momento que estamos vivendo me lembra aqueles políticos que surgem nas novelas e fazem graça com quem acreditou neles.

Ressalto ainda que esse espaço também é mídia e está aberto a todas as pessoas e opiniões, sejam elas contrárias ou a favor. Detalhe: Aqui não se cobra para se expressar!!!  

3 comentários:

  1. Ah! Cláudia, difícil comentar sobre essa realidade, somos profissionais que, como em qualquer outro ofício desejamos ser, no mínimo, reconhecidos pelo nosso desempenho. O que acontece com os professores de Goiás é reflexo da política neoliberal que está sendo adotada desde as décadas de 70/80, principalmente por alguns representantes de partidos políticos que estão e já estiveram inclusive no poder executivo máximo do nosso país. Precisamos, como categoria, ficarmos atentos às plataformas desses políticos e partidos que pretendem participar das eleições. Me dói saber que, profissionais que buscam se formar continuamente não fiquem atentos à essas políticas. Infelizmente, aquela máxima está cabendo aqui no nosso Estado "cada povo tem o governo que merece" ou elegeu.
    Um beijo e continue expondo sua indignação, que é de todos nós.
    Mary.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Cláudia, difícil comentar sobre essa realidade, somos profissionais que, como em qualquer outro ofício desejamos ser, no mínimo, reconhecidos pelo nosso desempenho. O que acontece com os professores de Goiás é reflexo da política neoliberal que está sendo adotada desde as décadas de 70/80, principalmente por alguns representantes de partidos políticos que estão e já estiveram inclusive no poder executivo máximo do nosso país. Precisamos, como categoria, ficarmos atentos às plataformas desses políticos e partidos que pretendem participar das eleições. Me dói saber que, profissionais que buscam se formar continuamente não fiquem atentos à essas políticas. Infelizmente, aquela máxima está cabendo aqui no nosso Estado "cada povo tem o governo que merece" ou elegeu.
    Um beijo e continue expondo sua indignação, que é de todos nós.
    Mary.
    Ops!! Espero que consiga enviar!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudia! É de fato vergonhoso o que estão fazendo em nosso estado, eu diria mais, realmente é ridícula a situação de nossa educação. Prêmio por presença? Isso é dever de todos profissional - comparecer em seu serviço e receber pelos dias trabalhados. LOGO, eles compram os professores e a sociedade com essa "valorização/bônus". Para piorar retiram/diminuem a progressão vertical (titularidade)? O professor vai se atualizar e não receber dignamente por isso? Como que ele vai se formar para atuar devidamente? E as escolas sem segurança e caindo aos pedaços? E essa propaganda sobre as tecnologias que resolveram tudo, elas ministraram as aulas que os professores descontentes, humilhados e com 9 turmas (+/- 360 alunos = 360 trabalhos =360 provas =360 exercícios, etc) merecem? E o gráfico da escola que não pode ser ruim, logo você tem que passar o aluno mesmo que ele não frequente as aulas ou faça as atividades? etc, etc, etc, etc (mil problemas!!!!)... ESSA é a EDUCAÇÃO que o nosso secretário e governador propõem e acreditam ser de qualidade??????????? Quero os filhos, sobrinhos e afilhados deles em uma escola estadual. Só AÍ acredito que é o que eles desejam e acreditam como correto. Fora isso, estão brincando com o povo, mais uma vez!!!!
    Abs.,
    Adda

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!