domingo, 5 de junho de 2011

Mito da Mãe Perfeita. Será que existe!?

É interessante como os processos de cobrança sobre as mães são densos e complexos. Hoje, você tem de ser PERFEITA na criação de seus filhos e na educação dos mesmos. Em muitos casos, se algo der errado, a culpa é da mãe. Entretanto, com o advento da mulher moderna, outras concepções do que seja a mulher mãe, esposa, profissional, simplesmente mulher, entre outras, se tornaram mais abrangentes, inclusive com a sobrecarga de atividades e de cobranças.
Sempre disse que somente quem é mãe sabe do que estou falando...
Antes tinha amigas que não compreendiam o que eu estava falando. Agora que são mães, além de compreenderem, tentam se organizarem para dar conta de tudo.
Nem sempre a compreensão é um elemento presente nos espaços que atuamos. Sorte de mulheres (como eu) que podem contar com a colaboração de um ambiente de trabalho favorecedor e isso eu considero uma INOVAÇÃO.

Portanto, parabenizo a todas as empresas e órgãos públicos que compreendem que a mulher mãe é uma excelente profissional também e levam em considerações suas necessidades enquanto mãe.

Para realçar um pouco mais do que disse, achei interessante a matéria com a Filósofa francesa, Elisabeth Badinter, sobre o mito da mãe perfeita. Em seu livro "O Conflito - A mulher e a mãe"(Editora Record) apresenta que, ao longo dos anos, as mulheres acrescentaram às próprias vidas mais do que somente filhos, foram sobrecarregadas por todos os lados e cobradas em serem mais que perfeitas no cumprimento dos deveres maternos.


Elisabeth Badinter conta ainda que desde a década de 70 as mulheres vêm tentando conciliar maternidade à realidação pessoal.

Para ler mais sobre a entrevista de Elisabeth Badinter, clique aqui

Entretanto, posso dizer com conhecimento de causa que realmente as cobranças são gigantescas. Há momentos que, conversando com outras mães nas mesmas condições, os desabafos são sempre os mesmos. Será que estou sendo uma boa mãe? Será que estou sendo uma boa esposa? Será que estou conseguindo ser uma boa profissional? A pergunta que raramente se ouve é: Será que estou feliz e tenho momentos onde posso ser somente "Eu, Mulher"?

Normal para nossos tempos...

Ainda assim, os filhos acrescentam uma vida iluminada, quase transcedental às nossas vidas. Nos levam à viver momentos inusitados, nossos levam a fazer atividades que ora considerávamos primárias diante de tantos afazeres.

Em particular, são luzes  e inspiração divina na minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!