segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovacão de Anápolis e SEBRAE: uma parceria de sucesso!

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Anápolis, buscando aprimorar seus conhecimentos e estreitar suas parcerias com o SEBRAE, participou de uma reunião realizada na sede do mesmo nesta quinta-feira.

O SEBRAE, representado pela Sra. Tânia, contemplou com uma explanação das atividades desenvolvidas e ressaltou que o SEBRAE tem como objetivo ímpar o fomento ao desenvolvimento da micro e pequena empresa.

O SEBRAE surgiu em 1972 como uma sociedade civil sem fins lucrativos mantido pela entidade privada. Ele foi privatizado no Governo Collor.
Tem como atuação as palavras chaves empreendedorismo, inovação e gestão estratégica. Nesse sentido, oferece ao empresário uma gama de serviços, dentre eles a orientação de projetos para busca de análise das linhas de crédito, tendo em vista que para conseguir crédito é necessário apresentar um projeto de viabilidade. O SEBRAE atua fortemente em todo o Brasil, particularmente em Goiás, que em seus 246 municípios tem aproximadamente 145.000 micros e pequenas empresas. Apresentou com destaque a Lei do Microempreendedor Individual.

O SEBRAE tem diversos projetos, a saber:
- AGENTE LOCAL DE INOVAÇÃO (ALI) - Atua na orientação dos projetos contribuindo com as empresas que buscam linhas de crédito. Desta forma, o valor dessa orientação varia entre 1% e 1,5% do valor solicitado ao crédito. Gestora responsável: Grace Isaac.
- ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL - Envolve diversos prêmios como Mulheres de Negócio, Desafio SEBRAE, Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, dentre outros. Gestora responsável: Tânia.
- ATENDIMENTO INDIVIDUAL - Oferece consultoria àquele que pretende abrir seu negócio ou ao empresário que tem dúvidas sobre seu empreendimento. Gestora responsável: Grace Isaac.
- ATENDIMENTO NEGÓCIO A NEGÓCIO – Atende o Empreendedor Individual (EI) durante três visitas. Gestor responsável: Renato Carvalho.
- INDÚSTRIA DA MODA - Concentra sua atividade em Taquaral/GO. Gestor responsável: Renato Carvalho.
- EMPREENDER – Oferecido em Anápolis e Alto Paraíso. Gestor responsável: Marco Antônio.
- EMPREENDEDOR RURAL – Gestor responsável: Arlindo Costa
- Turismo na Região da BioSFERA - Gestor responsável: Marco Antônio.
- PROGRAMA AGROECOLÓGICO (PAIS) – Gestor responsável: Arlindo Costa.
- DESENVOLVIMENTO RURAL – Desenvolve o agroextrativismo (Cerrado). Gerente responsável: Arlindo Costa.

Vários cursos são oferecidos no SEBRAE como o ‘Gestão de Inovação’ com início previsto para próxima semana. O curso tem como objetivo levar os participantes a compreender os conceitos relativos à inovação e aos processos de gestão da inovação, no contexto da pequena empresa; tomar consciência da importância da inovação para a competitividade da empresa e implantar estratégias para estimular a inovação na empresa.

O SEBRAE ainda oferece às Secretarias Municipais da Prefeitura de Anápolis o curso EMPRETEC com realização prevista para o próximo ano.


Por Profa. Ms. Cláudia Helena dos Santos Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!