sexta-feira, 27 de março de 2009

Usos do computador na Educação Escolar

Hoje estou lendo novamente minha dissertação e me preparando para apresentá-la amanhã para uma turma de Mestrado em Educação da UniEvangélica (Anápolis/GO).
É interessante como a cada vez que leio minha dissertação, descubro novos detalhes ou até coisas que poderiam ter sido ditas e não foram. Análises que poderiam ter sido feitas.
A minha dissertação intitulada "Discursos pedagógicos sobre os usos do computador na educação escolar (1997 - 2007) foi defendida em 2008. Sou Mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás. Ah... como é bom dizer isso sabe. Dá um alívio e ao mesmo um desejo. Um alívio de saber que consegui concluir com muita dedicação minha pesquisa e estudos do Mestrado (Linha de pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos) e um desejo de continuar sempre. Caminhar em direção ao Doutorado. Aliás, é um desejo que está em meus projetos para os próximos tempos.
Nos 3 anos de Mestrado fui super fértil, tanto no campo intelectual quanto pessoal. Gerei minha dissertação com a orientação preciosa da Professora Elianda Tiballi e da Professora AMIGA Joana Peixoto. E gerei meus dois tesouros, a GABRIELA e o PEDRO. Entrei grávida da Gabriela e saí grávida do Pedro. São dois importantes “companheiros” de estudos.
Voltando à dissertação: Trata-se de um Estado da Arte sobre os usos do computador na educação escolar no período de 1997 a 2007. O ano de 1997 foi escolhido em detrimento de ser o ano de criação do ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação). Uma pesquisa que investiga os trabalhos realizados nesta temática em 10 anos de ProInfo no Brasil.
Por ser um Estado da Arte, é uma pesquisa bibliográfica de natureza inventariante. Foram mapeadas as produções acadêmicas e científicas já realizadas sobre os usos do computador no ensino fundamental, médio e superior no Brasil. Trata-se de uma metodologia que se caracterizou como um levantamento e uma análise da produção acadêmica e científica (artigos científicos) sobre o tema, à luz de categorias que identificassem as facetas sob as quais tal fenômeno vem sendo discutido. Ou seja, foi realizada uma análise de conteúdo (FRANCO, 2005) que implicou em um ir-e-vir constante ao material de pesquisa.
A intenção era investigar o que se dizia nas produções que versavam sobre o tema, qual era a orientação teórica que sustentava o discurso dos estudiosos e pesquisadores da área da Educação.
Foram encontrados 89 periódicos em Educação. Pensando em delimitar o universo de pesquisa, o critério foram escolhidos apenas os periódicos classificados como Nacional e/ou Internacional Qualis A (CAPES). Ainda assim foram encontrados 22 periódicos. Ainda, delimitando, foram escolhidos os que possuíam maior número de trabalhos publicados sobre o tema, a saber:

1) Revista Brasileira de Educação
2) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
3) Revista Em Aberto
4) Revista Educação e Sociedade
5) Revista Educação e Realidade
6) Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas).

Observando que há um grande índice de produções sobre o tema na ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação), foi também selecionado o Grupo de Trabalho de Educação e Comunicação.

Nesses periódicos, foram encontrados 107 textos que falavam sobre a temática. Como a intenção era descobrir sobre o que eles falavam e, principalmente, a principal orientação teórica deles, foram encontrados 1.330 autores. Os principais que são citados sobre essa questão é Pierre Lévy, Manuel Castells, Pierre Lévy e L. S. Vygostky. O legal da pesquisa foi perceber a pulverização do discurso pedagógico sobre os usos do computador. São autores referenciados que, muitas vezes, nem estudam sobre o tema. Os principais autores utilizados como sustentação teórica dos artigos científicos são mais citados que apropriados na explicação dos estudos.

Bom, mas esse é um assunto que vai longe. Quem tiver interesse de conhecer minha dissertação, pode entrar em contato.

(Detalhe: O Pedro está com 2 meses de vida. Escrevi esse texto com ele no colo me inspirando em cada palavra)

2 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Cláudia, mamãe de dois lindos rebentos. Gostaria de marcar uma data para final de maio (depois te conto porque não em abril!!!) para você fazer a palestra sobre a sua dissertação para os professores dinamizadores. Hoje estive na palestra da professora Mirza e acho que precisamos refletir muito sobre esta temática e você tem muito a contribuir com seus estudos. Falei para Mirza hoje que ela me desconstruiu, agora preciso juntar os caquinhos e descontruir o resto da nossa equipe.
    Ah! Você vai fazer o doutorado mas não deixe de ter uma horinha conosco lá na secretaria para construirmos projetos e pensar Ciência e Tecnologia.

    Beijocas sempre!

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  2. Olá Mary. Que bom receber um comentário seu aqui no meu blog. Quando puder, venha ver o Pedro e a Gabriela. Será um prazer revê-la também!
    Podemos marcar a data que você achar melhor na sua agenda. Será muito bom conversarmos sobre os usos do computador e apresentar minha pesquisa.
    O fato é que é necessário que os discursos sobre os usos do computador na Educação Escolar se descontruam. Não para não existir nenhuma proposta de uso, mas para ser construída uma proposta que não seja determinista nem instrumentalista. E, se ainda assim, o(a) professora(a)ser adepto de algumas dessas tendências, que o seja com conhecimento teórico. Uma saída interessante seria perceber o que a Teoria Crítica nos coloca como alternativa. Enfim, vamos estudar juntos uma proposta de uso pedagógico do computador.
    Pode agendar. Fico no aguardo da data.
    Logo, logo, estaremos juntas construindo projetos e pensando a Ciência e a Tecnologia. Estou com muitas saudades de "nossas conversas".

    Beijo grande de sua amiga.

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