quinta-feira, 23 de junho de 2011

Juventude e Universidade: Que "véio" é esse?


Ontem tive a oportunidade de observar o comportamento dos jovens acadêmicos em uma universidade na praça de alimentação.
Primeiro ponto que me impressionou: LINGUAGEM ORAL. Eles conversavam chamando uns aos outros de "véio". Como sentei próximo a dois grupos de jovens, percebi diferentes.
O primeiro grupo formado for duas mulheres e dois homens estavam lanchando calmamente e conversando sobre o que fazer no feriado (hoje, no caso). Apesar da "artificialidade", vi que começaram a falar sobre aulas, estágio, acompanhado de chicletes e bolas...
O segundo grupo formado por duas mulheres e um homem estavam com aparência bem preocupados, notebook ligado (conectado) e comentaram: "Hoje é o dia pra entregar". Logo, como já fui aluna de graduação, pensei que fosse algum trabalho.
O primeiro grupo mudou de assunto rapidamente e começaram a falar sobre a organização de uma festa para 400 pessoas. Um deles comentou: "Véio, vai dar pra beber muita cachaça". A moça, aparentemente preocupada disse: "A prova é daqui há pouco". A outra logo respondeu: "Relaxa, é só sentar atrás de mim". Presumo que ela se referia ao típico recurso constituinte da história da educação, a COLA.
Um terceiro grupo, mais distante, conversando em voz bem alta e chamando um ao outro também de "véio", trocava mensagens em celular e pela altura da conversa era para uma possível "ficante". Pareciam bem animados! Detalhe: eram dois homens.
Mas, voltando ao primeiro grupo, a conversa novamente sobre uma prova. Um disse: Véio você tem que ter noção, basta tirar um 5. Pra que você quer mais?"
O segundo grupo, já transparecendo tranquilidade, começou a ouvir músicas e olhar algo que parecia bem interessante no notebook (pelas risadas se percebia). Deu para ver a tela. Era FACEBOOK!

Porque essa descrição de comportamento dos jovens em uma universidade. Apenas descrever mesmo e quem sabe, futuramente, encontrar elementos para uma análise de comportamento sobre os jovens e formação acadêmica, ou simplesmente sobre os jovens.

Não sei o que eles esperam, sonham e pensam do futuro, mas no presente, a comunicação é sobre "véio".

Em tempo: O rapaz do terceiro grupo, aquele do celular, gritou ao outro colega: "SEXO. É HOJE!"

Realmente, como afirma o teórico Pierre Babin, "os jovens estão em outra".

...

Por Cláudia Helena dos Santos Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!