Redes Sociais: dispositivos de comunicação e meios de organização do pensamento?
Adda Daniela Lima Figueiredo, Cláudia Helena dos Santos Araújo, Moema Gomes Moraes
Resumo
Este artigo pretende discutir a escola no tempo histórico da era da informação. Para isto, a teoria do enfoque Histórico Cultural de Vygostky traz um olhar sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento humano em momentos que se vive o fenômeno da desterritorialização provocado pela internet e a constituição de uma sociedade em rede, bem como as práticas pedagógicas que emergem dos processos educativos e comunicativos. Para contribuir com o olhar das situações reais, o suporte para a fundamentação teórica traz autores como Castells (2005), Costa (2005), Libâneo (2003), Lévy (1998; 1999), Ramal (2002), Tedesco (2004), Toschi (2005) e Vygotsky (2001). Neste texto é feito ainda um relato acerca de algumas situações que exemplificam as relações existentes entre alunos, professores, a escola, as múltiplas linguagens e manifestações presentes em redes sociais como: o Twitter, Orkut e Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!