terça-feira, 18 de maio de 2021

Textos e Hipertextos

 

TEXTOS E HIPERTEXTOS:

Pensamentos flutuantes

 

 

Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)[1]

 

É interessante observar as mudanças que a informática e a internet proporcionaram na sociedade e nas distintas áreas do conhecimento.

Uma delas é a questão da linguagem, questionando: “o que mundo na representação da linguagem com tantos avanços tecnológicos”? (COSCARELLI, 2002, p. 65).

Podemos mencionar distintas linguagens como chat, hipertexto, multimídia, hipermídia, banners publicitários, literatura digital (COSCARELLI, 2002).

 

Mas o que é um texto?

Os textos surgem codificados (elaborados) em distintas linguagens, podendo ser classificados de acordo com o gênero textual. É preciso observar as artes, a música, o pensamento sequenciado de forma linear (ou não) em ideias, sejam tradicionais ou transcritos em linguagens coloquiais.

 

Texto são ideias que remetem a sentido e significado.

Hipertexto possibilita a inclusão de imagens gráficas, figurativas, ícones por meio da inserção de links (hiperlinks), ou seja, com animações, sons, vídeos, entre outros.

A prática de uso dos hipertextos em atividades educativas pode representar algo distinto para o processo de ensino e aprendizagem, convidando a ter maior interação e ampliando as possibilidades das relações de mediação. Mas é necessário prever seu uso no planejamento educacional, tendo em vista a apresentação e uso de uma linguagem interativa.

Podemos estar apresentando os elementos da tabela periódica e alcançar algo que convide os estudantes a interagir com a mesma por meio de imagens e atividades.

Mas, vamos entender o que é um hipertexto?

Não se trata de uma imensa superposição de textos, que se pode ler na direção do paradigma, como alternativas virtuais da mesma escritura, ou na direção do sintagma, como textos que correm paralelamente ou que se tangenciam em determinados pontos, permitindo optar entre prosseguir na mesma linha ou enredar por um caminho novo (MACHADO apud COSCARELLI, 2020, p.67).

Os hipertextos apresentam intencionalidade comunidade, destinam-se à algum público específico. É preciso estar atento ao aspecto comunicacional. Os textos nos aparecem em novas interfaces de uma cultura digital, gera distintos tipos de leitores, mas sem perder a relação entre autor e leitor.

 

Novos textos

 

Um desses novos textos trata-se do chat – diálogo on-line, que traz uma linguagem informal e com características singulares. Temos o chat do WhatsApp, do direct das redes sociais, entre outros.

Outrora, temos linguagens muito específicas que chamam de internetês.

É interessante que podemos também utilizar sons como hiperlinks em textos. Imagine que será trabalhado o conteúdo “Água no ponto de vista químico”. Agora, convide o estudante a ouvir sobre o conteúdo, clicando aqui. Pode também tentar trabalhar sobre atividade experimental sobre volume molar dos gases. Tudo isso compõe o trabalho docente: planejamento da aula a partir dos objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Para ser bem-sucedido é necessário observar os elementos centrais: mediação e interação. Como docente de uma disciplina de Química, você pode realizar várias atividades dinâmicas e interativas, a saber:

·       Ter um grupo em um aplicativo de mensagem

·       Criar um blog (linguagens...)

·       Visitar museus, como o Museu da Ciência

·       Trabalhar com a linguagem imagem e fotografia

·       Observar experimentos científicos.

·       Entre outros.

 

Mas, retornando ao internetês, observa-se um registro informal como algo muito utilizado para abreviar e agilizar conversas “vc (você), cd (cadê), blz (beleza), tc (teclar...)” (COSCARELLI, 2002, p. 62). O objetivo é uma fala espontânea, natural e rápida. Agora, observa-se o uso frequente de emoji e figurinhas dinâmicas.

Outro espaço que percebemos uma linguagem mais informal são os e-mails. Mas é preciso estar atento às normas padrão do espaço de envio (a quem se destina).

Veja ainda que temos o uso de símbolos que denotam algum significado (p.70).

No que se refere à multimídia, observa-se que uma de suas características é a variedade de mídias, podendo ter imagens e sons. Temos e-books que podem ser interativos ou não, mas quando estão no formato de hipertexto contribui para o manuseio do leitor.

Vamos retornando ao leitor, veja sobre tipos de leitores: leitor contemplativo, meditativo; leitor movente, fragmentado e leitor imersivo, virtual.  

Dito isso, ressalta-se que a forma de comunicação se alterou na contemporaneidade. Temos as possibilidades de deletar, apagar, recortar, copiar, colar, inserir links, utilizar comandos específicos informáticos (control z), entre outros. Outrora, isso torna cada vez mais relevante a necessidade de uma escrita científica com rigor teórico-metodológico.

Os mapas mentais e conceituais são formatos gráficos de escrita bem como organogramas, desenhos, entre outros como explica Pierre Lévy em As Tecnologias da Inteligência e Cibercultura.

Vamos pensar juntos: O texto escrito – impresso, pode ser um hipertexto? Pensando nas notas de rodapé, SIM (veja na página 73 do texto).

Também temos a possibilidade de um texto colaborativo. São os wiki. Na plataforma Moodle temos o recurso wiki (veja a dica sobre como inserir o recurso wiki no moodle). Temos a wikipedia também.

Uma boa alternativa também os blogs, redes sociais. Veja que a ideia de gerar conteúdo é muito contemplada atualmente.

Enfim, vamos seguindo com nossas aprendizagens.

Mas antes de concluir (ou não concluir), gostaria de trazer a indicação da escrita acadêmica nas redes, ou seja, nos espaços midiáticos. Para tanto, veja dicas sobre o curso de metodologia e escrita científica promovido pela USP e conheça o Portal de Periódicos da CAPES.

 

Agora é sua vez de escrever seu hipertexto. Vamos lá!?

 

 

 

Referência

 

COSCARELLI, Viana Carla (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.  

Links...

 

 

 



[1] Texto escrito exclusivamente como material didático para a aula da disciplina “Tecnologias e Educação”, realizada em 18/05/2021, no IFG, curso de Licenciatura em Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!