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Uma das grandes inquietações das
famílias estão relacionadas ao desenvolvimento das crianças.
A lógica da
Educação Infantil e da Educação, de modo geral, é de uma visão neoliberal que
atenda aos mercado de trabalho.
Isso quer dizer que as crianças
que deveriam estar vivendo a infância em sua totalidade, estão sendo inculcadas
em “preocupações” se estão acompanhando os colegas e professora em suas
atividades na escola.
PAREM FAMÍLIAS E ESCOLA! PENSEM EM
QUE SER ESTAMOS FORMANDO? OLHEM AO REDOR...
Vocês sabem o objetivo da
Educação Infantil? Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil trata-se
da primeira etapa da educação básica que
pensa na formação de crianças com desenvolvimento integral de suas identidades
onde crescerão como cidadãos com direitos à infância. Nesse caso, as instituições
educativas devem estar mais atentas ao seu objetivo socializador, de modo que
as crianças ampliam os conhecimentos de sua realidade social e cultural.
APENAS PARA NÃO SE
AFLIGIREM! Não transforme a criança em um pequenino ansioso.
NÃO O PREENCHA COM
INÚMERAS ATIVIDADES, organizando a agenda dos pequeninos com horas sempre
ocupadas.
AONDE ESTÁ O TEMPO DA
CRIANÇA BRINCAR NO PARQUE OU COM SUA FAMÍLIA? SENTIR A AREIA? ESCORREGAR NO
ESCORREGADOR, FAZER SEU CASTELO DE AREIA, BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS? Isso sim
é socializar! E não coloque essa responsabilidade apenas na escola.
Famílias, vocês conhecem
os benefícios de um momento como esse?
Além de cognitivo, da formação
intelectual e cultura da criança, elas se desenvolverão na coordenação motora,
na construção conceitual, na criatividade, entre outros. Temos ainda os ganhos
de desenvolver a sensibilidade, as relações interpessoais, sua visão de mundo,
sua relação interior consigo mesmo, SUA PULSAÇÃO DE FELICIDADE...
Ah esse é um momento
único. E sabe o melhor? A construção de valores e a melhor interação com a
família.
Respeitem o
desenvolvimento temporal da criança. Não a pressione para que tenha uma
atividade linda e completa na escola. Valorize suas produções. Elogie. Apoie no
que ela precisa. Mas acima de tudo deixa que ela perceba que você está ao lado
dela.
Para quem tiver interesse em conhecer o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, CLIQUE AQUI
Profa. Ms. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Docente IFG Câmpus Anápolis
Doutoranda em Educação
Pesquisa financiada pela FAPEG
Referência:
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de
Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
e pura verdade........ nos sujeitos a educação devemos sempre sentar e escultar as crianças.... pois elas serão o futuro de nossa nação..... e outra coisa principalmente as crianças não estão vivendo corretamente sua infância......... eu lembro quando eu tinha meus 5 anos de idade eu sempre brincava de pega-pega, bandeirinha etc... e hoje as crianças só pensa em joguinhos de computador, vídeo game e outros .... essa é a realidade, hoje elas só pensam em gozar dos meios tecnológicos, e esquecendo o que é o bom da vidaa.....
ResponderExcluirOlá Leonardo! Fiquei muito feliz em ver seu comentário e sua participação aqui no blog. Ainda mais que vamos adentrar nessa discussão em nossas aulas. De fato, hoje, a criança e o adulto estão muito mais voltados ao mundo tecnológico que às congruências de vivência. Entretanto, nao podemos negar ainda os benefícios dos games na formação do intelecto. Há estudos comprovados nessa área. O que devemos sim é equilibrar as vivências para que a criança não se perca em sua infância com o que fazemos dela "uma miniatura de adulto". Vamos continuando uma boa conversa!? Abraços, Cláudia
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