Olá Turm@ de Psicologia da Educação.
Assistam ao vídeo. Comentem o mesmo, a partir dos embasamentos teóricos (a própria Zona de Desenvolvimento Proximal de vocês), das discussões realizadas em sala e das considerações colocadas no vídeo sobre Vygostky.
VÍDEO:
Este vídeo vem reforçar a presença da psicologia sócio-histórico na nossa vida, onde somos frutos de nossas relações sociais. Como vimos ao longo das aulas, Piaget acreditava que o desenvolvimento vai do individual para o social, enquanto que para Vygostky o desenvolvimento vai do social para o individual. Neste vídeo também surge o conceito de linguagem, que é fundamental para Vygostky, que pode atuar como formadora da consciência. Já para Piaget, ela tem o papel de representar o mundo. Também nos surge a chamada Zona de Desenvolvimento Proximal, que segundo Vygostky, é a distância entre a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial. É importante estudarmos as teorias educacionais, para que como Professores ou como futuros Professores, saibamos que cada aluno tem o seu modo e o seu tempo de aprender e que a aprendizagem é construída coletivamente através das interações sociais.
ResponderExcluirJakeline de Oliveira Ramos
Falando um pouco de linguagem para piaget a linguagem surge naturalmente para representar o ambiente a qual o individuo esta inserido, para vygostky a linguagem é um importante fator na formação da estrutura pscicologica do individuo , sendo através desta o surgimento de uma importante características, a capacidade de abstração, da relação do individuo com os objetos ao seu redor, sendo esta, de grande importância no processo educativo.
ResponderExcluirProfessora gostaria que falasse um pouco sobre a importância para o aluno em expressar com sua palavras ( por "com suas palavras" quero dizer , oralmente , na escrita ou qualquer outra forma que o aluno tenha para expressar )o conhecimento assimilado.
Olá Jake! Olá Jo!
ExcluirQue bom receber a participação de vocês aqui com um tema tão interessante, instigante e ao mesmo tempo, tão complexo de estudar e compreender.
Jo penso que a expressão por meio da linguagem, para o aluno, de sua compreensão e de sua formação conceitual sobre algum conteúdo seja relevante para ele. Pois ao se expressar, e como você mesma elencou, escrita, oral ou outra forma, ele tem condições de apresentar as ações mentais que utilizou para construir seu conhecimento. Ou seja, as etapas de todo o seu próprio processo de ensino e de aprendizagem. Gostei e acho que ainda vou ficar pensando nessa questão na condição de estudiosa de Vygostky, Davidov e seus seguidores bem como na condição de sempre aprendiz. Obrigada! Feliz Natal meninas lindas!!! Até mais em D I D Á T I C A !!! bjs
Jocielle Conceição de Oliveira Cardoso
ResponderExcluir