quinta-feira, 28 de abril de 2016

A RELAÇÃO OBJETIVOS-CONTEÚDOS-MÉTODOS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO



A RELAÇÃO OBJETIVOS-CONTEÚDOS-MÉTODOS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO

Nas aulas de Didática junto com meus alunos do 5ͦ período de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), tenho refletido sobre a relação entre o planejamento da aula, seus elementos constitutivos e  a formação do pensamento teórico-científico.

A partir dos estudos e das premissas da Teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental acerca das ações mentais e do desenvolvimento de mapas conceituais como estratégia de ensino e aprendizagem para a formação intelectual do conceito, percebi que quando buscamos encontrar os elementos centrais do tema estudado e problematizamos com questões que nos levam a abstrair de tal conceito, a aprendizagem tem um significado diferente para os sujeitos educativos.

Os alunos desenvolveram mapas conceituais acerca de temas específicos da Química, fazendo uma relação da Didática, ou melhor, compreendendo que sem a Didática é complexo que os processos formativos tenham significado.

Ou seja, em minha tese no Doutorado, trabalhamos o mapa conceitual de Docência. Vejam:



Mapa conceitual para o conceito de docência.

Para chegar a essa mapa conceitual, levamos um tempo de reflexão e estudos. E, possivelmente, hoje, teria outro elemento com novas reflexões.

Muitos chamam os “mapas conceituais” de “mapas mentais”. Entendo como “mapa conceitual” por partir das características do Ensino Desenvolvimental proposta por Davidov e seguidores.

Ou seja, para a atividade do pensamento, Davidov propõe que sejam observados os seguintes passos:

1. Todos os conceitos que constituem as disciplinas dadas ou parágrafos-chave devem ser assimilados pelas crianças, examinando as condições materiais - objetivas da origem delas pelas quais elas se tornam tão necessários (em outras palavras, os conceitos não são ensinados como "fato do conhecimento").
2. A assimilação dos conhecimentos de caráter geral e abstrato precede o estudo dos conhecimentos mais particulares e concretos, estes hão de deduzir-ze como sua base única; este princípio decorre da orientação para esclarecer a origem dos conceitos e atende às exigências da ascensão do abstrato para o concreto.

3. Ao estudar as fontes materiais - alguns conceitos objetivos ou outros - os estudantes têm que descobrir, antes de tudo, a conexão geral, primordial, que determina o conteúdo e a estrutura de todo o objeto dos conceitos fornecidos.
4. Esta conexão é necessária para reproduzir os modelos, especialmente em metas, gráficos ou marcadores que nos permitam estudar suas propriedades "na forma pura".
5. Na escola, é preciso formar operações objetivas, especialmente as operações realizadas que podem elucidar o material de estudo e os modelos reproduzidos como objeto de conexão essencial, e, em seguida, estudar as suas propriedades [...].
6. Os estudantes devem realizar o objetivo e a execução destas ações no plano mental (1982, p. 444, tradução nossa).



Por essas e outras razões é que utilizo a nomenclatura de “mapas conceituais”. 


Nesse momento, estamos estudando origem, historicidade, questões iniciais da Didática e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.


Em breve, faremos nossos mapas conceituais acerca do conceito de Didática. Após, outro mapa conceitual da Didática e sua relação com o ensino de Química. É relevante que se compreenda que a mediação é essencial durante todo esse processo. Ou seja, a intenção é uma atividade que caminhe do geral ao particular, com o intuito de observar e contribuir para a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) do aluno.


Ou seja, nossa atividade de pensamento ainda tem um caminho a percorrer, mas que tem contribuído com a formação dos alunos.


Vamos lá! Avançar sempre...



REFERÊNCIA

DAVYDOV, V.V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.


4 comentários:

  1. A construção do conhecimento científico ou simplesmente do saber requer disciplina.
    A elaboração de mapas conceituais em que são abordados fatores/caminho para se chegar a um objetivo, são de extrema importância, não apenas na abordagem científica ou educacional, são uma das formas de entender a sociedade que nos cerca e nos adaptarmos tanto a transmissão quanto na recepção do conhecimento.

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    1. Bom dia, Ícaro!
      Fico feliz por seu comentário aqui no blog sobre a questão dos mapas conceituais.
      O que realmente me deixou pensativa foi alguns termos que você utilizou como "adaptação", "transmissão" e "recepção". Na perspectiva histórico-cultural partimos da ideia de construção, elaboração, contexto cultural, interação, síntese de ideias, entre outros. O que você (que já estudou Vygotsky) poderia dizer a respeito disso?

      Abraços e seja sempre bem-vindo.

      Profa. Claudia Helena

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  2. É incrível como sempre há o que melhorar. Acredito que a construção de um mapa conceitual deve ser muito bem arquitetada, já que nos permite mostrar um dos vários caminhos para uma ou mais considerações de determinado assunto. Percebo que meu mapa conceitual poderia ter sido melhor trabalhado, mais detalhado, pois caso eu o apresentasse para meus futuros alunos(sim, decidido!) eles pudessem entender melhor a ideia dos passos em que eles poderiam pensar para construir suas considerações.

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    1. Olá, Marcos! Um prazer receber seu comentário.
      Então: realmente, sempre há o que melhor. O objetivo dos mapas conceituais seria o desenvolvimento das atividades de pensamento, partindo do tema da aula. Ou seja, inicialmente apresentamos temas centrais e básicos (gerais) e vamos avançando para o mais complexo (particular). O importante é que sempre estamos aprendendo e tendo a possibilidade de compreender a formação do pensamento científico inserido nas atividades humanas. Parabéns pela decisão! Logo terá sim seus FUTUROS ALUNOS E UM MESTRADO A VISTA.

      Abraços,

      Profa.Cláudia Helena

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