Segue uma sugestão de projeto que desenvolvi há um tempo atrás.
Espero que possam adaptá-lo e que seja útil. Por gentileza, citem a fonte.
Abraços,
Cláudia Helena dos Santos Araújo
“MINHA LEITURA VIRTUAL, MINHA ESCRITA DIGITAL”
Público Alvo: 3ª
e 4ª séries de 4 Escolas da Secretaria Municipal
de Educação de Anápolis/GO
Duração: Aproximadamente 02 a 03 dias em cada unidade
escolar.
Objetivo Geral:
* Desenvolver produções textuais relacionadas à temática
diversas para a criação de um banco de textos do Programa Ciência e Tecnologia.
Objetivos
Específicos:
- Trabalhar a coordenação motora através de atividades rítmicas de músicas e gestos;
- Desenvolver a oralidade através do conto de histórias utilizando fantoches;
- Motivar a leitura virtual de textos e imagens dos alunos;
- Estimular nos alunos o interesse em construir textos, digitando-os no computador;
- Descobrir os meios de utilizar o processador de texto (Word).
Metodologia
- Utilizar teatro de fantoches e música, falando da importância do uso do computador em nossas vidas, em que ele pode contribuir e outras temáticas de grande relevância como família, amigos, objetivos de vida, etc.
- Apresentar aos alunos o processador de textos, o teclado e estimular a produzirem textos diversos. Podem ser escritos diversos tipos de gêneros textuais, tais como a dissertação, fábula, poesia. O importante é permitir que a criatividade se desenvolva.
Desenvolvimento
Tempo estimado: 20 minutos
Apresentação
Música e teatro com fantoches simultaneamente
Tempo estimado: 20 minutos
Explicar que eles
realizarão a leitura das histórias clássicas: Contos de Fadas no computador.
Ensinar o processo de clicar nas histórias.
Tempo estimado: 50 minutos
Explicar o uso do
teclado, como teclas maiúsculas, minúsculas, espaço entre as palavras, enter
(mudar de linha), etc.
Pedir aos alunos que utilizem a criatividade para produzir textos no Word.
Sugerir alguns temas, como:
- Uma história sobre a sua Família, o bairro onde mora, os vizinhos.
- Sobre a escola, sua sala de aula, seus colegas, etc.
- O que pretende ser, a profissão que deseja ter, os planos para o futuro.
- Sobre os clássicos lidos.
- Criar uma história com base no teatro com fantoches realizado.
- Falar sobre a informática, o que o computador representa para ele.
- E outros....
Recursos Didáticos
- Ônibus “Projeto Expresso Digital” ou outra forma que seja possível o uso dos recursos tecnológicos.
- Fantoches
- Instrumento musical: violão
- Software educativo com clássicos infantis: Contos de Fadas
- Cartazes de papel sulfite com letras de música
Bibliografia utilizada
BETTEGA, Maria Helena. Educação continuada na era digital,
Cortez editora.
Culminância
Os textos poderão serão lidos nos computadores disponíveis no
Expresso Digital, nos cartazes que serão confeccionados posteriormente e
colados no ônibus e na distribuição de textos aos alunos em outras unidades
escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!