Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
Por Joana Peixoto e Cláudia Helena dos Santos Araújo
O presente
artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre
as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um
estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação
escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram
encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a
1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca
apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das
tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições
normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão
instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no
seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto
de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como
recurso didáticopedagógico e o computador como recurso
político-pedagógico.
Leia o artigo completo clicando aqui
Parabéns filha!
ResponderExcluirSua mãe Sílvia
Parabéns meu amor. Só quem está ao seu lado sabe do seu esforço e dedicação. Continua sempre. Você tem o apoio da nossa família. E ainda vamos todos na sua defesa.
ResponderExcluirEdmo Araújo