Hoje, realizamos mais uma de nossas reuniões de estudo na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) com a participação do graduando em Engenharia, Leonardo; a Mestre em Educação e Docente do CEPAE Goiás, Profa. Moema; a Profa. da UFG e Doutoranda em Educação, Lenice; a Profa. da UEG e Doutoranda em Educação, Adda; a Profa. da PUC e Mestranda em Educação, Alessandra e os Professores do IFG e Doutorandos em Educação, Alcyr e Cláudia.
A reunião coordenada pela Profa. Dra. Joana Peixoto da PUC Goiás.
A temática de estudo foi o texto da Brigitte Alberto "UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA
DOS AMBIENTES DE FORMAÇÃO. RACIONALIDADES, MODELOS E PRINCÍPIOS DE AÇÃO".
Nas boas discussões, a Profa. Joana destacou que conforme Alberto,você usa os artefatos de acordo com a Pedagogia que você adota.
A descrição que o professsor faz dos usos que ele faz pode revelar dados para análise. O discurso não é a prática. No que ele diz e no que ele faz, é que se consegue ver o que está revelado.
Por que os alunos de graduação, pós-graduação se recusam à autoria? Que movimento social é esse? O que ele quer dizer com isso?
A abordagem sócio-técnica se propõe a ser um fundamento para pesquisa. Você pode trabalhar com diferentes tipos de pesquisa como estado do conhecimento, pesquisa etnográfica, análise de conteúdo, entre outros.
Os conceitos-chaves são dispositivos e a apropriação é a forma de uso.
Não se separa o objeto técnico do contexto da ação humana (Albero)
Deixe de achar que está sempre inovando. Usar NTICs não está acessado à mudanças, nem a algo melhor ou pior.Trata-se de estudar...
Os integrantes ressaltaram os tipos pedagógicos com base em suas finalidades e modelos subjacentes de aprendizagem, a saber: Pedagogias da transmissão; Pedagogias da formação e Pedagogias do desenvolvimento.
Na Pedagogia da transmissão os sujeitos são idealizados, tanto o professor quanto o aluno. O artefato é considerado um auxiliar.
Albero utiliza o termo HIERARQUIA DESCENDENTE (p.13 – Modelos subjacentes de aprendizagem).
Na Pedagogia da formação não se difere muito da Pedagogia da transmissão, porém o artefato deixa de ser auxiliar e passa a ser ferramenta.
Na Pedagogia do desenvolvimento, Albero desta a construção do conhecimento pelo sujeito.
A reunião de estudos têm sido muito interessante para a discussão da abordagem sócio-técnica, bem como compreensão dos conceitos de mediação e mediatização.
Como participante só posso deixar meu relato: "Muito bom. As reuniões têm nos ajudado a pensar nossos projetos de pesquisa bem como contribuído nas práticas pedagógicas".
Em breve, teremos nossa próxima reunião.
Quem tiver interesse em ler o texto da Brigitte Albero, clique aqui.
rsrs ... eu juro que não faço careta, realmente estou tentando entender a profª Joana em seus pensamentos.
ResponderExcluirLeonardo
Excluiro Mousse estava uma delícia. Mais uma vez, muito obrigada.
Estávamos realmente muito concentrados e como valeu a pena.
As pessoas que estudam "educação e tecnologia" deveriam compartilhar desses momentos de estudo conosco.
Abraços e até dia 09/04 (outra excelente reunião).
Cláudia Helena
Leonardo
ResponderExcluiro Mousse estava uma delícia. Mais uma vez, muito obrigada.
Estávamos realmente muito concentrados e como valeu a pena.
As pessoas que estudam "educação e tecnologia" deveriam compartilhar desses momentos de estudo conosco.
Abraços e até dia 09/04 (outra excelente reunião).
Cláudia Helena
Sim Cláudia
ResponderExcluirvale muito este esforço com toda certeza, não é nada fácil, mas exatamente pela dificuldade os resultados são muitos comemorados. Você e outras já esta colhendo o resultado do trabalho, parabéns.
Eu estou apenas semeando, trabalhando o solo da mente para maiores entendimentos.
Já essa linha que estamos trabalhando onde buscamos entendimentos em outras áreas como Antropologia, Sociologia, Psicologia Histórico-Cultural e exatamente o que eu penso é buscava em uma pesquisa.
Foi esse entendimento que me levou a Abandonar o curso de Computação, os graduandos infelizmente não fazem a mínima ideia do que estão fazendo, para que estão fazendo perguntas básicas que nem mesmo os professores conseguiram responder.
Assistindo alguns pensadores entendi: Se você quiser entender a Tecnologia, Internet, Web 2.0 corra dos técnicos da Computação e vá perguntar aos Antropólogos os Sociólogos.
A cada reunião me remento ao tamanho da minha ignorância e proporcional a minha estrada de estudos.
Abraço amiga Cláudia, obrigado minha Mãe fez o mousse de Coração.
Leonardo,
ExcluirSemeamos cada semente em seu tempo. E as lutas para colher também são difíceis. Porém, o caminho que nos conduz ao conhecimento nos torna, ainda que difícil, mais felizes e com a capacidade de perceber o quanto nos tornamos mais compreensíveis com as questões da vida quando estudamos todas essas áreas.
Não há tamanho de ignorância. Percebo em você uma vontade imensa de crescer. E tenho certeza que vai muito longe.
Tenho orgulho de você. É um imenso prazer contar com suas contribuições em nosso grupo de estudo e aqui no blog.
Abraços e excelente semana,
Cláudia
Obs.: Agradeça sua mãe. Ainda quero ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
Cláudia,
ResponderExcluirmuito obrigado pelas palavras, fico feliz de participar desse grupo, esse trabalho é fundamental para o alicerce ,é não saímos o mesmo, para a vida.
Tenha uma excelente semana, uma ótima viagem é muito sucesso, você merece muito pelo esforço.
Obs: Vou transmitir o carinho à minha mãe, obrigado.
Foi um prazer enorme estar com vocês!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAté a próxima!