segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Apresentação dos projetos de Doutorado na PUC/Goiás


Estamos, nesse momento, na apresentação de projetos do Doutorado na aula de Seminário III da PUC/Goiás.

A Doutoranda Maria Goretti Quintiliano Carvalho apresenta sobre "AS CONCEPÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS VOZES DAS CRIANÇA".

Apresenta como objetivo geral a compreensão da forma como as crianças com dificuldade de aprendizagem concebem (ou não) essas dificuldades de aprendizagem e qual sua relação com o saber que lhe é apresentado pela escola.

Discussões valiosas para nós pesquisadores...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nosso blog sorteia Biografia do STEVE JOBS. Vejam como participar!

Em breve!

Sorteio do livro "STEVE JOBS - A BIOGRAFIA".

Para participar do sorteio, basta se tornar um membro do blog, clicando em PARTICIPAR DESTE SITE e deixar um comentário em qualquer post (notícia).
O sorteio será realizado em 04/12/2011.

Entraremos em contato com o sorteado, para envio de endereço e entrega do livro.

Participem! SE TORNEM MEBROS DO NOSSO BLOG.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vamos nos seguir!?

TWITTER: claudiahelena30

FACEBOOK: Cláudia Helena Araújo

GENTE ANÁPOLIS e CEFOPE PROMOVEM GRUPO DE ESTUDO ONLINE. PARTICIPE! FAÇA SUA INSCRIÇÃO

COMO INTEGRAR-SE AO MUNDO DIGITAL?

O GENTE (Grupo de Estudo Novas Tecnologias e Educação) é formado por professoras da rede municipal de educação de Anápolis e estuda temas relacionados com as novas tecnologias e educação, voltado para a realidade das unidades escolares de Anápolis. Desde dezembro de 2009, quando foi criado, o GENTE-Anápolis  já apresentou trabalhos em eventos científicos, ministrou palestras, workshops, oficinas pedagógicas, mini-curso e realizou estudo de obras de diversos teóricos e estudiosos do campo das tecnologias aplicadas à educação. 
O GENTE  - Anápolis  (@estudotec)  avança mais uma vez ao se unir com o Educar na Cultura Digital   (@educultdigital), que é um grupo de estudo  online  que faz parte do Portal EducaRede e compõe um ambiente interativo, que valoriza a troca de conhecimentos e experiências  entre educadores de todo Brasil, a partir de um tema de interesse comum:  A Educação e a Cultura Digital.  
 
Deseja fazer parte de  um grupo de estudo  online? 

Compartilhar conhecimentos sobre o que é Educar na Cultura Digital e de que forma podemos implementar essas ideias em nossas escolas? 
 
Então, faça sua inscrição enviando um email para genteanapolis@gmail.com com o assunto “Solicitação de Inscrição” e  escreva na mensagem seu nome e de que instituição você é. 
Desta forma você estará inscrito para participar do encontro “Como integrar-se ao Educar na Cultura Digital?” onde conhecerá o ambiente de estudo  deste grupo  online  e terá  oportunidade de acessar, sempre que desejar, todo material! 

O encontro acontecerá no dia  31/10/11  às  19 horas  no CEFOPE (Centro de Formação dos Profissionais me Educação de Anápolis) e você receberá uma capacitação para acessar o ambiente online de estudo e ter acesso livre a todo material disponível (textos, vídeos, links...),  tornando-se um membro do  Educar  na Cultura Digital, mais novo colaborador do GENTE-Anápolis em seus estudos. 
Obs.: Disponibilizaremos certificado para hora-atividade.

Venha fazer parte desse grupo de estudo e entender melhor como
é “Educar na Cultura Digital”.
Sua presença é muito importante para nós!

Maiores informações na:
Secretaria Municipal de Educação de Anápolis 
CEFOPE Anápolis
Avenida São Francisco, 880. Bairro Jundiaí
Fone: 3902-1183
@cefopeanapolis

 

domingo, 23 de outubro de 2011

32 anos...Um brinde...por enquanto, sem vinho. Parabéns!

Se for falar sobre tantos anos de vida, ficarei aqui dissertando por horas.

Quero apenas dizer que valeu a pena e que realmente "comecei a compreender"que a vida não eram somente flores após os 30 anos. E isso foi muito bom! Me ajudou a amadurecer.

Por enquanto, limito apenas a dizer neste 23 de outubro, que 

"SE CHOREI OU SE SORRI,
O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI"

Depois conto mais rsssssssssss

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

XIV Congresso Internacional de Humanidades

Programação está muito boa com estudos sobre linguagem, cultura e cibercultura, entre outros.


Comunicações: PARTE BOA DE DISCUSSÕES! VALEU A PENA!


O Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, professor do Instituto de Letras da UnB - realizando seu pós-doc pela UNICAMP -, apresentou sobre "A Geopolítica do Português em tempos de lusofonia e de internacionalização: novas perspectivas". Muito boa a forma como ele expôs o modo de pensar o Português como uma língua mátria, ou seja, ser um cidadão protagonista da nossa própria língua. Achei muito bom quando ele sugeriu que o nosso MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA deveria se chamar MUSEU DAS LÍNGUAS BRASILEIRAS em razão das variantes das línguas.
Gostei muito dele e ficamos de trocar emails (como disse ele, figurinhas) sobre o tema, já estou o ciberespaço em sua tese de doutorado.
DETALHE: "Nosso fazer acadêmico não chega na comunidade. Devemos tentar aproximá-lo" Prof. Kleber.


Rodrigo Hernán Rocha Pérez (UMCE) apresentou sobre "Es posible un Estado Federal en Chile?"


Raúl Alonso Ilufi López (UMCE) destacou sobre o tempo e sua percepção métrica em diversas culturas.


Cacilda Bonfim (UnB) apresentou sobre uma Filósofa que sou apaixonada "Hannah Arendt: O Social e o Política na Crise da Cultura".


José Luiz M. Villar (UnB) apresentou sobre o pensamento educacional latino americano nos escritos políticos de Julio Antônio Mella.


Um trabalho também muito interessante foi o de Elaine Barbosa Caldeira, Doutoranda pela UnB sobre "Cruzando Fronteiras: Movimentos de Fixação e Subversão de Identidades no Espaço Escolar Multicultural".

Em breve, mais notícias sobre o evento...


Falando dos bastidores: Evento muito bem organizado, com excelente CAFÉ (lanche). Estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de outros países e até mesmo de outros Estados aqui do Brasil como a Ana de Rondônia e a Rosilene, professora do MEC, aqui de Brasília.

Conferência da Profa. Dra. Teresa Ayala Pérez da UMCE sobre Linguagem, Cibercultura e Identidade

Essa particularmente foi uma das conferências que mais me interessou. Até pelo tema - que estudo e pesquiso.


A Profa. Teresa Ayala Pérez apresentou a comunicação como princípio da linguagem. Nesse sentido, trouxe pontos relevantes como: Heidegger na cibernética, a linguagem digital, a intertextualidade, a coletividade, a cibercultura como universo paralelo.

Falou, de forma breve, sobre o Twitter, Facebook, Second Life e explicou a diferença entre simular e dissimular nas redes sociais.

O que realmente foi novidade para mim foi a notícia que na América Latina os estudos sobre uma abordagem sócio-técnica da tecnologia também estão sendo realizados de forma tímida, prevalendo o determinismo tecnológico assim como no Brasil.

Em conversa com a Teresa após a conferência, ela me disse que suas literaturas são, em sua maioria, de autores americanos. Mais uma novidade: Parece que eles estão avançando nos estudos sócio-técnicos.
Muito bom saber! 

Conferência da Profa. Dra. Carmen Balart (UMCE)


A Conferência da Profa. Dra. Carmen Balart (UMCE) foi sobre "Dos miradas femeninas sobre el mundo: Marta Brunet y María Luisa Bombal".

As duas personagens apresentadas pela Carmen representam as sensibilidades que se manifestam tanto na vida pessoal quanto na criação literária. Ambas se sentiam imersas cada vez mais em um espaço poético a partir de uma atmosfera metafórica e realista.

XIV Congresso Internacional de Humanidades - Conferência de Abertura

O primeiro dia do Congresso foi já para mostrar a que veio: discutir as práticas culturais, a palavra, as tecnologias, a linguística, a filosofia, a educação, entre tantos outros campos do saber.



A Conferência de Abertura "Enunciados fraseológicos: uma amostra de linguagem e cultura no tempo e no espaço" proferida pela Profa. Dra. Maria Luiza Ortiz Alvarez (UnB) apresentou os enunciados fraseológicos como designantes de uma época e que tem vida longa.
Algo que realmente chamou a atenção, até mesmo pelos estudos que tenho realizado sobre MEDIAÇÃO, é que segundo estudos da Maria Luiza, a comunicação é a mediação da linguagem no tempo e no espaço, uma substância da sociedade em seu devir.
Utilizou autores como Bauman (1999) para falar da natureza históricamente mutável do tempo e do espaço.

Sobre a linguagem...

Talvez a parte que mais me interessou por trazer seu conceito na perspectiva de Vygostky e Backtin.Ela apresentou a definição da linguagem e o lugar que deve ocupar nas Ciências Humanas.

Segundo Vygostky, a linguagem está presente na construção da subjetividade. Ela ainda afirma que a linguagem para Vygostky aparece na perspectiva da comunicação como mediação. 
Foi quando fiquei bem reflexiva já que nos meus estudos da minha pesquisa, surge a linguagem a partir da INTERAÇÃO.!!!???????????????

Já para Backtin, a língua é um produto acabado e revisto através das gerações. É construída na predisposição do destinatário. A enunciação da língua é oral e está relacionada à ação sobre o outro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

XIV Congresso Internacional de Humanidades



O Instituto de Letras da Universidade de Brasília convida acadêmicos, profissionais da educação e especialistas dos diversos campos do saber, a participarem no DÉCIMO QUARTO CONGRESSO INTERNACIONALDE HUMANIDADES.   
O tema central desta edição será Dimensão temporal e espacial da linguagem e da cultura nos contextos latino-americanos.
O Congresso realizar-se-á na Universidade de Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2011.

Participarei com a Comunicação "Os processos comunicacionais na formação docente online para as práticas culturais inerentes à diversidade".

Em breve, publico mais notícias sobre o evento...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Uma homenagem às crianças de todas as gerações

Homenagem às crianças de todas as gerações.
A Turma do Balão reunindo os maiores sucessos desta turma fenômeno dos anos 80, incluindo o sucesso SuperFantástico.
FELIZ DIA DA CRIANÇA!
E que nossos dias tenham a beleza de uma criança, a maturidade necessária e a alegria que os pequenos nos passam com cheirinho de doces, balas e magias.

Vamos comemorar!?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

T E M P O


Sinto-me correndo contra ou atrás do tempo o tempo todo.

Se hoje posso definí-lo, digo que seja "ESGOTADO". 

Nobre tempo que não permite que se tenha TEMPO para o tão pequenino tempo.

Mais nobre ainda é a vida da gente que se é controlado pelo amigo ou inimigo TEMPO

Ainda devemos prosseguir para não permitir que o TEMPO seja Tudo que Esperamos Mas Possilvemente não Obteremos.

TEMPO...