Achei bem interessante esse texto do Andrew Feenberg intitulado "A fábrica ou a cidade: qual modelo de Educação a distância via web? Traz uma abordagem filosófico sobre a tecnologia. Vale a pena ler:
"Quando realmente for acoplada a tecnologia nova de ensinar, o sentido da faculdade que ainda não está maduro imediatamente mudará. Na experiência real da Educação online, a tecnologia não é uma coisa predefinida em tudo, mas um ambiente, uma faculdade vazia na qual devem habitar e viver pessoas.Há uma relação de trabalho com as tecnologias ainda que seja uma estratégia de desenvolvimento. Tenta-se começar o sentido dela de modo a animá-la, para projetar sua "voz" nela. Ao fazer assim, age-se fora de uma tradição antiga que atribua a Educação às relações humanas muito mais do que a qualquer equipamento.
Esta diferença se reflete em ênfases tecnológicas diferentes. Quanto seria agradável ser um professor-celebridade em uma classe virtual automatizada, a maioria das faculdades não aspira a este status O vídeo ao vivo, com seu instrumental complicado e intimidativo, não atrai professores e estudantes. Obviamente isto pode mudar na medida em que o acesso de banda larga à Internet se tornar lugar comum, mas nós estamos muito longe de conseguir isto no campus, mais fácil ainda é casa. As potencialidades gráficas dos computadores são melhores se comparadas aos quadros-negros e às salas de aula; são suplementos para melhor ensinar".
TEXTO: http://www.sfu.ca/~andrewf/a%20f%E1brica%20ou%20a%20cidade.htm
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