domingo, 27 de dezembro de 2015

Aplicativo de uso na compreensão da Geometria

Bolsista do CNPq cria Aplicativo para facilitar compreensão da geometria e ganha prêmio



Para tornar o aprendizado da geometria mais atraente e menos complicado, pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveram um aplicativo que pode ser usado por estudantes de diversos níveis, desde aqueles com idade entre 13 e 14 anos até os que já estão na universidade. O Geotouch, como foi denominado, funciona em dispositivos móveis (smartphones e tablets) por meio de gestos simples, deslizando os dedos na tela do aparelho.
O novo aplicativo foi desenvolvido pela pesquisadora Helena Macedo em sua dissertação de mestrado concluída em 2014, sob o título Concepção de um Software de Geometria Interativa Utilizando Interfaces Gestuais para Dispositivos Moveis apresentada no ICMC, que teve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto de Helena recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado no 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado em outubro deste ano. “Nosso sistema propõe um novo modelo de interação com softwares de ensino de geometria e faz uma síntese das funcionalidades de outros já existentes, como o Sketchometry, Geometry Pad e o Geogebra”, explica a pesquisadora. Aliás, os três sistemas citados foram analisados em dissertação de mestrado.
O aplicativo criado pela ex-bolsista do CNPq ter menu no espaço da tela, facilita a interação e pode contribuir com o aprendizado “O Geotouch é acionado com o toque e o deslizamento dos dedos na tela”, disse a bolsista, exemplificando como pode ser desenhada uma circunferência utilizando-se o aplicativo: “Como toda circunferência parte de um centro, o usuário deve construir o ponto central com um breve toque de um dos dedos na tela. Em seguida, basta fazer o gesto de uma circunferência”. Comparando-se o mesmo movimento num desktop, utilizando-se um mouse, dificilmente a circunferência seria precisa. “No Geotouch, mesmo que o movimento não seja perfeito, a circunferência será exata”, garante a pesquisadora.
O aplicativo passou por um teste de usabilidade com cinco estudantes de pós-graduação do ICMC, especialistas em análise de interfaces e foi aprovado. “Usuários iniciantes podem demorar mais tempo para aprender os gestos, principalmente se não possuem conhecimentos de geometria. Mas o Geotouch disponibiliza um manual que permite o rápido aprendizado”, ressalta a pesquisadora, lembrando que entre todos os aplicativos avaliados, o Geotouch é o único a ter um manual.


Veja neste vídeo uma demonstração de uso do Geotouch:




Coordenação de Comunicação Social do CNPq, com informações da Agência USP de Notícias
Fotos: Divulgação

sábado, 26 de dezembro de 2015

2015...Museu da Língua Portuguesa


Pisca, pisca sem parar
Nada de morrer nem de se tornar hipótese. 
É ou não é, Monteiro Lobato!? 😢😢😢 


Local: Museu da Língua Portuguesa/SP
Foto by @vidaflorescores 
#museudalinguaportuguesa #poesiadasimagens #museu #saudade #poesia #línguaportuguesa #estaçãodaluz #somostodosMLP

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A luta dos estudantes e "algumas mídias" aliens

O cenário de Goiás hoje é composto por escolas ocupadas pelos estudantes em vários municípios.

O objetivo de uma luta tão sólida (resistir & ocupar) é impedir a implantação das OS  nas escolas. 

O que podemos perceber é que, para além disso, observamos  a boniteza desse processo de luta: estudantes que compreendem a importância do espaço escolar, entendem como direito e lutam sem "senso comum". São estudantes com visão crítica, bem articulados e muito organizados. Isso reflete na dimensão política-pedagógica da escola, da educação escolar formal, não-formal e informal.

A eloquência de um discurso bem articulado com a prática, com o cotidiano da escola. 
Os estudantes secundaristas são guerreiros que sabem bem os conteúdos disciplinares e são críticos. 

O mínimo de um governo era sentir orgulho e perceber que realmente estão sendo formados cidadãos com visão de mundo para fazer a diferença em nosso País Brasil.

O mínimo de um governo era utilizar verbas com melhorar nossa Educação (não terceirizá-la). Vejam o que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 de 1996 em seu artigo 19º:


Mas para um governo retirar as ações de sua alçada é desejável , mesmo ficando visível para a população a sua incompetência de gestão pública. 
Ao votar, o que a população espera é confiar naquele que governa e confiou sua escolha. Como confiar em um governo que retira do Estado as suas obrigações? 
A população está também indignada. Por enquanto, o pedido é, no sentido, de  respeitar mais os cidadãos e não implantar OS em Educação e Saúde. Logo, cansados de tanta arbitrariedade e falsas promessas (realizadas em campanha eleitoral), acabarão pedindo sim uma intervenção, mas no governo. Assim, como o governo tem feito com a população. 

A morbidez de algumas mídias é a necessidade de "distorcer" os fatos como meio de manobras alienantes.
Ler as mídias com olhar crítico é fundamental. Uma palavra "maldita", "mal colocada" pode alterar todo o cenário. 
A opinião pública "pouco" importa para as mídias diversas como jornais partidários e comprados pelo governo, mas a  alienação da população é o objetivo fim e subliminar. Resistir e lutar! Para tais mídias e tal governo uma dica: estudem com professores das escolas públicas. Eles sim são formadores de opinião e ensinar sobre "pensar crítico", sem manobras vitimadas por interesses pessoais/político-partidários. 

Por Cláudia Helena dos Santos Araújo 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Contra as organizações sociais

Contra as organizações sociais.



 A Educação é direito como pública, gratuita e de qualidade à toda a população. 
Entregar a gestão das escolas para organizações sociais representa um desrespeito com a população, com alunos, professores e servidores públicos do Estado de Goiás. 
A Educação em Goiás precisa do apoio de todos. Muitas mídias "vendem" uma ideia que as ocupações nas escolas são organizadas por partidos, sindicatos. O movimento é dos alunos secundaristas. Apoiar sim é o nosso dever para garantir o nosso direito. 
#contraOS #poreducaçãodequalidade #educacaopúblicaadequalidadeparatodos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sou contra as Organizações Sociais!

Primeiro colégio de Anápolis foi ocupado pelos estudantes.
Uma luta contra a implantação arbitrária do Governo do Estado de Goiás em fazer as escolas serem administradas por organizações sociais (OS). Em Goiânia, oito escolas já estão ocupadas pelos alunos. #contraorganizaçãosocial #contraOS #poreducaçãodequalidade #valorizaçãodosprofessores #educacaopublicadequalidadeparatodos #mobilizaAnápolis #Goiás

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mulher de todas as idades


Fonte: Diego Rivera (Nu - Frida Kahlo, 1930).




Com o tempo descobrimos que o melhor da vida são aqueles que nos amam "de verdade"
Que Deus realmente conduz nossos passos e muitas vezes  insistimos em buscar outros caminhos, fazer curvas, criar fronteiras 

Nunca fiz um diário. Até tentei, mas tive que escrever em códigos (alfabeto grego) para ninguém ler. 
Após os 30, percebi o quanto oscilamos. Meu Deus, meus hormônios entrarem em ebulição e disseram: Gata, agora vamos arrasar!!! E como arrasam...
Fiquei tão criança quanto as crianças 
Fiquei tão jovem quanto os jovens 
Espero ficar mais madura como aqueles que já trilharam um longo caminho 
Aos 30 descobri as cores, as flores, os olhares, as belezas naturais...Poderia ter apreciado antes!? Sim, mas sempre é tempo.
As cores são lindas, vibrantes, iluminam nosso estado de ser, nos deixam belos (por dentro e por fora)...Acreditem: todos os dias podem ter arco-íris! 
Use o laranja, usa o rosa, o amarelo, o vermelho, o lilás, o nude, tantas cores na paleta que você vai surpreender. 
Aos 33 anos, descobri que saúde não necessariamente representa estética, mas uma virtude, qualidade de vida. Em tempo: acho que poderia ter realizado essa descoberta antes. Descobri que o esporte é tão energizante e  te ajuda a sair de sua zona de conforto.
Correr...não sei até quando! Mais o que fiz até hoje me encanta, me surpreende e me mostra que sou capaz de seguir em frente 
Dificuldades!? Todos temos.
Sobre ser mãe, dedico a eles boas partes das minhas aprendizagens, dos meus sorrisos, dos meus encantamentos
Sobre ser esposa, amo te amar amando.
Sobre ser mulher: sei que ainda vou passar pela menopausa, sentir mais calor que já sinto e tantos outros sintomas, mais ainda assim: AMO SER MULHER! 

Com o tempo, você aprende que podemos realmente nos dar o prazer de fazer uma coisa de cada vez. Aprendi que a correria não vai te levar a lugar nenhum, mas lugar nenhum também pode ser algo interessante pra se ver.

Após os 30 você aprende que apreciar a natureza é algo contemplativo, algo tão caro que isso sim se tornou um objeto de luxo.

Aprendi que a melhor maquiagem é aquela que reluz o seu sorriso, aquela que apresenta um coração puro, verdadeiro e sincero.
Hoje sei que realmente o coração alegre formoseia o rosto.

Mulher de 36 anos 
E o que vira?
Só Deus sabe
Com certeza, grandes aventuras, muitas aprendizagens e muito amor. 

Dedico os 36 anos bem vividos às mulheres que  sabem realmente o que é ser mulher...


Por Cláudia Helena dos Santos Araújo